Lebução fica situada em lugar alto e aprazível, na margem esquerda do rio Calvo, entre montanhas onde o tempo guardou riquezas e mistérios. A 25km da sede do concelho, goza de um clima de montanha com invernos frios, verões quentes e de paisagens deslumbrantes.

É uma aldeia tradicionalmente vocacionada para a agricultura (centeio, batata, castanha e vinho) e para o comércio de largas tradições. Em tempos remotos, Lebução, foi o centro das transacções comerciais de uma enorme área circundante, que se efectuavam por troca directa de produtos.

Monumentalmente, a Igreja abraça, do alto das suas torres sineiras, todo o casario disposto em anfiteatro e chama os fiéis à oração. É obra da renascença, de muros altos e bem alinhados, construção de uma só nave. O retábulo do altar-mor, é de apreciável valor artístico, com colunas salomónicas e motivos ornamentais e simbólicos, realçando as arquivoltas que guarnecem a abóbada polícroma da tribuna.O Orago da freguesia é S. Nicolau, mas a principal referência religiosa desta terra é Nossa Senhora dos Remédios, que tem o seu dia no calendário religioso - 8 de Setembro.

Aqui, como em todo o Nordeste de Portugal, usa-se uma linguagem oral, um conjunto de termos e expressões que, pouco a pouco, se vão perdendo com a partida dos mais idosos.

A hospitalidade está presente nas vivências diárias, marcadas por um espírito de partilha e solidariedade. A porta das casas de Lebução está sempre aberta para receber, à boa maneira transmontana, "quem vier por bem".


A ideia deste Blogue, surgiu da necessidade de preservar a identidade desta comunidade, aproximando todos os Lebuçanenses da sua terra natal.

A feira do Folar de Valpaços

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Hoje é dia de Todos os Santos


No dia de Todos os Santos, celebra-se o apelo e a valorização do lado bom que existe em cada um de nós. Ser santo é ir reduzindo a diferença entre o que já somos e aquilo que deveremos ser. Hoje, a Igreja Católica celebra a Festa daqueles que se comprometeram com Deus Pai, com o Seu Reino de Bondade, de Justiça e de Amor, e, em nome Jesus Cristo, se comprometeram, também, com os seus semelhantes.
Amaram a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmos.

Hoje, como noutros tempos, milhares de justos são entregues à morte, são torturados pela fome, pelo desemprego, pela doença, e silenciados pela repressão, pela intimidação, pelas ameaças de morte dos que se julgam senhores deste Mundo.

Mas é nas entranhas dos que sofrem, dos aflitos, dos esquecidos, que germinam, nascem e dão fruto as sementes do Evangelho de Jesus Cristo.

Desta maneira, a Festa de hoje é também, de certo modo, a festa dos Justos dos nossos dias, essa numerosa multidão cujo testemunho vivo é fonte perene de renovação para a Igreja.


Evangelho segundo S. Mateus (5, 1-12)


Ao ver a multidão, Jesus subiu a um monte. Depois de se ter sentado, os discípulos aproximaram-se d'Ele.

Então, tomou a palavra e começou a ensiná-los, dizendo:


Felizes os pobres em espírito, porque deles é o Reino do Céu.

Felizes os que choram, porque serão consolados.

Felizes os mansos, porque possuirão a Terra.

Felizes os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados.

Felizes os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia.

Felizes os puros de coração, porque verão a Deus.

Felizes os pacificadores, porque serão chamados filhos de Deus.

Felizes os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o Reino do Céu.

Felizes sereis, quando vos insultarem e perseguirem, e, mentindo, disserem todo o género de calúnias contra vós, por Minha causa.

Exultai e alegrai-vos, porque grande será a vossa recompensa no Céu; pois também assim perseguiram os profetas que vos precederam.

Fonte:”Bíblia Sagrada”

3 comentários:

Maria disse...

Católicos de todo o mundo reuniram-se na última segunda-feira (01) para celebrar o Dia de Todos os Santos. Originalmente, trata-se de uma homenagem a todos os santos e mártires, canonizados pela Igreja ou não, que de alguma forma foram reconhecidos pelos cristão através de sua importância em vida. Apesar de terem sido considerados santos, não têm um dia no calendário religioso.
É essa legião de santos e mártires que a igreja comemora dia 01 de Novembro - dia de Todos os Santos.

(chei) luis disse...

Dia de todos os santos um dia que nuca me esquese fas anos que entrei neste pais
25 anos

Graça Gomes disse...

Há tanto tempo, Luís!
Saúde e sorte é o que te desejo para ti e família.
Um beijo