Lebução fica situada em lugar alto e aprazível, na margem esquerda do rio Calvo, entre montanhas onde o tempo guardou riquezas e mistérios. A 25km da sede do concelho, goza de um clima de montanha com invernos frios, verões quentes e de paisagens deslumbrantes.

É uma aldeia tradicionalmente vocacionada para a agricultura (centeio, batata, castanha e vinho) e para o comércio de largas tradições. Em tempos remotos, Lebução, foi o centro das transacções comerciais de uma enorme área circundante, que se efectuavam por troca directa de produtos.

Monumentalmente, a Igreja abraça, do alto das suas torres sineiras, todo o casario disposto em anfiteatro e chama os fiéis à oração. É obra da renascença, de muros altos e bem alinhados, construção de uma só nave. O retábulo do altar-mor, é de apreciável valor artístico, com colunas salomónicas e motivos ornamentais e simbólicos, realçando as arquivoltas que guarnecem a abóbada polícroma da tribuna.O Orago da freguesia é S. Nicolau, mas a principal referência religiosa desta terra é Nossa Senhora dos Remédios, que tem o seu dia no calendário religioso - 8 de Setembro.

Aqui, como em todo o Nordeste de Portugal, usa-se uma linguagem oral, um conjunto de termos e expressões que, pouco a pouco, se vão perdendo com a partida dos mais idosos.

A hospitalidade está presente nas vivências diárias, marcadas por um espírito de partilha e solidariedade. A porta das casas de Lebução está sempre aberta para receber, à boa maneira transmontana, "quem vier por bem".


A ideia deste Blogue, surgiu da necessidade de preservar a identidade desta comunidade, aproximando todos os Lebuçanenses da sua terra natal.

A feira do Folar de Valpaços

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Mais Encontro da Blogosfera e Fotógrafos Lumbudus


Esta imagem, excelente como todas as que capta, é de Fernando Ribeiro.

Para aceder ao Blog Chaves, da sua autoria, e poder deslumbrar-se com o que de melhor se faz na arte de bem retratar, siga esta ligação:













2 comentários:

Anónimo disse...

Neste “Blogue De LEBUÇÃO” queremos dizer, de todo o coraçÃO, quanto encantado ficámos com os «GAITEIROS DE LEBUÇÃO».
(E este parágrafo até merecia ir em verso, pois o tri-«ÃO» é intencional!)
Vestem muito bem!
E tocam com um primor que até nos fazem ficar amuado por não se demorarem mais um bocadinho e interpretarem mais uma, e mais outra, das suas músicas.
Mas ficam-nos debaixo de olho! …..E de ouvido!!!
Anda por esse mundo fora demasiada «pimbalhada», em Rádio, Têvês e Revistas, que nem aos calcanhares vos chega!
Quanto ao CONVÍVIO!...
Foi cá uma destas surpresas!..
“Até nem sabemos quem no-la preparou”!
Ouvimos dizer que não passou de um «plebeu» ensaio outonal para um «real» CONVÍVIO de INVERNO .
Será?!


Tupamaro

Graça Gomes disse...

Acho que sim.
Em conversa com o Fernando Ribeiro já fiz idêntica proposta:
- Um Encontro em cada estação do ano.
De qualquer modo, o "Encontro de Inverno" ainda não se realizou(e tal afirmação é confirmada pelas folhas do calendário).
Houve, sim, um convívio de Outono para podermos desfrutar da beleza desta paisagem manchada de mil cores.
O resto veio por acréscimo.
Pronto, está decidido.
Queremos o nosso Encontro de Inverno...
..................................
Bem-haja, Tupamaro, pelas suas palavras e, volte sempre.