Lebução fica situada em lugar alto e aprazível, na margem esquerda do rio Calvo, entre montanhas onde o tempo guardou riquezas e mistérios. A 25km da sede do concelho, goza de um clima de montanha com invernos frios, verões quentes e de paisagens deslumbrantes.

É uma aldeia tradicionalmente vocacionada para a agricultura (centeio, batata, castanha e vinho) e para o comércio de largas tradições. Em tempos remotos, Lebução, foi o centro das transacções comerciais de uma enorme área circundante, que se efectuavam por troca directa de produtos.

Monumentalmente, a Igreja abraça, do alto das suas torres sineiras, todo o casario disposto em anfiteatro e chama os fiéis à oração. É obra da renascença, de muros altos e bem alinhados, construção de uma só nave. O retábulo do altar-mor, é de apreciável valor artístico, com colunas salomónicas e motivos ornamentais e simbólicos, realçando as arquivoltas que guarnecem a abóbada polícroma da tribuna.O Orago da freguesia é S. Nicolau, mas a principal referência religiosa desta terra é Nossa Senhora dos Remédios, que tem o seu dia no calendário religioso - 8 de Setembro.

Aqui, como em todo o Nordeste de Portugal, usa-se uma linguagem oral, um conjunto de termos e expressões que, pouco a pouco, se vão perdendo com a partida dos mais idosos.

A hospitalidade está presente nas vivências diárias, marcadas por um espírito de partilha e solidariedade. A porta das casas de Lebução está sempre aberta para receber, à boa maneira transmontana, "quem vier por bem".


A ideia deste Blogue, surgiu da necessidade de preservar a identidade desta comunidade, aproximando todos os Lebuçanenses da sua terra natal.

A feira do Folar de Valpaços

terça-feira, 26 de junho de 2012

Advogados de Valpaços em protesto contra o encerramento do Tribunal


Bastonário da Ordem, Drº Marinho Pinto, esteve presente, solidário com os colegas e com a população



.A EXTINÇÃO (?) DO TRIBUNAL DE VALPAÇOS


A acção de protesto que os advogados de Valpaços estão a levar a cabo começou na manhã do dia de hoje e durará por tempo indeterminado.

Hoje tivemos o apoio e a solidariedade do Bastonário da OAP e de cerca de oito dezenas de cidadãos anónimos que não deixaram de estar presentes e de manifestar o seu descontentamento com a proposta da Ministra da Justiça.

Os ...advogados (na sua totalidade) vão continuar a sua luta e, como forma de protesto, não irão intervir em qualquer diligência no Tribunal de Valpaços.

A partir do próximo dia 29/6 as formas de luta poderão ser reforçadas e existe a possibilidade de ser organizada uma grande manifestação popular.

Agradecemos o apoio de todos e as mensagens de solidariedade que nos têm feito chegar.

Esta luta vale a pena. Por Valpaços.

TODOS JUNTOS, NÃO DEIXAREMOS QUE FECHEM O TRIBUNAL
 
( Postado pelo Drº António Ribeiro Barbosa)
 
 
 








7 comentários:

Anónimo disse...

Onde estava o presidente da cãmara, e os vereadores de Valpaços???????......é verdade não pode dar a cara senão o PSD castiga........

Anónimo disse...

E o Presidente da Junta de Valpaços, onde estava ele? E os Vereadores do PS, onde estavam?

Graça Gomes disse...

O Presidente do Município Valpacensa não tem medo de ninguém, isso posso eu garanti-lo. se não esteve presente na manifestação é porque teve motivos para tal. Isto não quer dizer que não esteja nesta luta. A luta do Presidente sempre foi e será Valpaços e o seu Concelho.

Luís Fernandes disse...

Os levianos, implicativos, e politicamente inúteis aproveitam tudo e mais alguma coisa para pôr o bico de fora e soprarem umas palermices.
É o caso do «anónimo de 26 Junho, 2012 09:05» e do «anónimo de 26 Junho, 2012 14:52».
Antes de mais, estiveram LÁ?
Não sabemos quantos advogados HÁ em Valpaços.
Mas se houve falta a registar seria de um advogado, não a de um Presidente disto, daquilo ou daqueloutro.
Ó anónimos tão ligeiros em meter o pé na argola, deixai de ser tão «xicos» e esforçai-vos, um bocadinho que seja, para serdes mais espertos (inteligentes) e mais expertos (competentes).
Luís Fernandes

Téte Pereira disse...

A luta pela continuação da comarca de Valpaços transcende o campo partidário, pois, interessa a todos; certo é, porem, que a decisão de encerramento, a consumar-se, ficará, irremediávelmente,a manchar o nome dos partidos no governo e, sem dúvida, também, ligada aos nomes de quem está à frente dos destinos da autarquia, mas, não só...; realmente, sabendo do amor que o Presidente da Câmara e meu amigo, Engº Francisco Tavares tem pelo seu concelho estará ele,com toda a certeza a ponderar no que considera o timing e a estratégia melhores para evitar esta desgraça para as nossas gentes, que a autarquia representa melhor que outras instituições.Os advogados com o seu bastonário têm de fazer, o que lhes cabe, mas a um nível diferente...digamos, mais de cariz "técnico/corporativista", suscitando a atênção, para os danos que a concreta realização da justiça irá sofrer, a a materializar-se o anunciado fecho; ou seja, mais do que argumentos políticos, os advogados esgrimem com números, desmontando falácias, de forma a esvaziar a tese da senhora ministra; mas, dito isto, convenhamos que, por isso, se perdermos esta luta, todos os advogados figurarão na lápide funerária com o Engº Francisco Tavares...isso, por que, de um lado e do outro, não fomos suficientemente hábeis, para convencer da bondade da nossa razão.Esta, pessoalmente, seria a causa que mais me doeria perder.
Tété Pereira

Anónimo disse...

Eng. Tavares, muito cuidado com este senhor, esta mensagem diz tudo... Faz lembrar a fábula de lafonten do elefante e do escorpião.... Tenho dito. Cuidado Sr. Presidente... Cuidado...

Graça Gomes disse...

Cuidado, com quem, anónimo? Provavelmente consigo!
Mas o Eng. Tavares está precavido contra todas as investidas, não precisa de recados ou alertas.
O anónimo deve saber que vê mais ele de olhos fechados do que muitos com eles bem abertos!
Você, por exemplo...