Lebução fica situada em lugar alto e aprazível, na margem esquerda do rio Calvo, entre montanhas onde o tempo guardou riquezas e mistérios. A 25km da sede do concelho, goza de um clima de montanha com invernos frios, verões quentes e de paisagens deslumbrantes.

É uma aldeia tradicionalmente vocacionada para a agricultura (centeio, batata, castanha e vinho) e para o comércio de largas tradições. Em tempos remotos, Lebução, foi o centro das transacções comerciais de uma enorme área circundante, que se efectuavam por troca directa de produtos.

Monumentalmente, a Igreja abraça, do alto das suas torres sineiras, todo o casario disposto em anfiteatro e chama os fiéis à oração. É obra da renascença, de muros altos e bem alinhados, construção de uma só nave. O retábulo do altar-mor, é de apreciável valor artístico, com colunas salomónicas e motivos ornamentais e simbólicos, realçando as arquivoltas que guarnecem a abóbada polícroma da tribuna.O Orago da freguesia é S. Nicolau, mas a principal referência religiosa desta terra é Nossa Senhora dos Remédios, que tem o seu dia no calendário religioso - 8 de Setembro.

Aqui, como em todo o Nordeste de Portugal, usa-se uma linguagem oral, um conjunto de termos e expressões que, pouco a pouco, se vão perdendo com a partida dos mais idosos.

A hospitalidade está presente nas vivências diárias, marcadas por um espírito de partilha e solidariedade. A porta das casas de Lebução está sempre aberta para receber, à boa maneira transmontana, "quem vier por bem".


A ideia deste Blogue, surgiu da necessidade de preservar a identidade desta comunidade, aproximando todos os Lebuçanenses da sua terra natal.

A feira do Folar de Valpaços

quarta-feira, 8 de abril de 2015

O Rio Mente é um rio do Nordeste Transmontano


O Rio Mente é um rio do Nordeste Transmontano, com uma extensão total de 57 km . Nasce na Serra de Texeiras (Galiza), cujo ponto mais alto é a Peña Nofre, com cerca de 1292 metros de altitude. Desloca-se no sentido N-S percorrendo 25 km de território espanhol, alcança o território português próximo da aldeia da Cisterna, onde o seu curso se encontra a 560 m de altitude, percorre 33 km em território português a acaba por afluir no rio Rabaçal a cerca de 400 m de altitude.
Nos limites das aldeias de Segirei e Sandim de Lomba as suas águas foram represadas e formam uma praia fluvial num local muito aprazível que, sobretudo nos meses de Verão, atrai muitos veraneantes oriundos de diversas localidades vizinhas, quer portuguesas quer espanholas.

Logo após a Praia Fluvial de Segirei, brotam espontaneamente águas minero-medicinais, com propriedades terapêuticas, que foram recolhidas, durante muitos anos no próprio leito do rio, nos afloramentos rochosos que o abaixamento das águas, na época estival, deixava a descoberto.São as conhecidas "Águas de Sandim". As "Águas de Segirei" nascem nas proximidades da praia e estão canalizadas para esta. Recentemente foram feitas várias sondagens na margem esquerda do rio, e uma empresa prepara-se para passar à sua exploração industrial.


Na Forjinha, termo de Vilar Seco da Lomba [concelho de Vinhais], há numa fraga um buraco com escada cavada na rocha, onde, segundo a lenda, entrou um cão e foi sair à margem do rio Mente, alguns quilómetros distante. (...) Também aparecia uma moura às pastoras, com vestidos brilhantes, dizendo-lhes: 
— Trocai a vossa pobreza pela minha riqueza. 
Outras vezes via-se a lavar roupa no rio Mente.








































Sem comentários: