Lebução fica situada em lugar alto e aprazível, na margem esquerda do rio Calvo, entre montanhas onde o tempo guardou riquezas e mistérios. A 25km da sede do concelho, goza de um clima de montanha com invernos frios, verões quentes e de paisagens deslumbrantes.

É uma aldeia tradicionalmente vocacionada para a agricultura (centeio, batata, castanha e vinho) e para o comércio de largas tradições. Em tempos remotos, Lebução, foi o centro das transacções comerciais de uma enorme área circundante, que se efectuavam por troca directa de produtos.

Monumentalmente, a Igreja abraça, do alto das suas torres sineiras, todo o casario disposto em anfiteatro e chama os fiéis à oração. É obra da renascença, de muros altos e bem alinhados, construção de uma só nave. O retábulo do altar-mor, é de apreciável valor artístico, com colunas salomónicas e motivos ornamentais e simbólicos, realçando as arquivoltas que guarnecem a abóbada polícroma da tribuna.O Orago da freguesia é S. Nicolau, mas a principal referência religiosa desta terra é Nossa Senhora dos Remédios, que tem o seu dia no calendário religioso - 8 de Setembro.

Aqui, como em todo o Nordeste de Portugal, usa-se uma linguagem oral, um conjunto de termos e expressões que, pouco a pouco, se vão perdendo com a partida dos mais idosos.

A hospitalidade está presente nas vivências diárias, marcadas por um espírito de partilha e solidariedade. A porta das casas de Lebução está sempre aberta para receber, à boa maneira transmontana, "quem vier por bem".


A ideia deste Blogue, surgiu da necessidade de preservar a identidade desta comunidade, aproximando todos os Lebuçanenses da sua terra natal.

A feira do Folar de Valpaços

domingo, 19 de julho de 2015

O tamarillo era cultivado pelos incas em hortas acima de mil metros de altitude



Pertencente à família das solanáceas – a mesma do tomate, da batata e da beringela –, o tomate de árvore era cultivado pelos incas em hortas acima de mil metros de altitude, desde bastante tempo antes da chegada dos europeus à América. Actualmente, ainda é bastante apreciado no Peru e no Equador, porém o seu cultivo disseminou-se para outros países, como a Nova Zelândia, Estados Unidos, Indonésia e sul da Índia. No Brasil, o tamarillo disponível à venda é quase totalmente vindo de importações. Esta fruta possui propriedades muito benéficas à saúde. Confira a seguir as propriedades e os benefícios proporcionados pelo tomate de árvore.

Existem diversos tipos de tamarillo e eles são facilmente identificáveis pela sua cor: os mais vermelhos são mais macios e doces; já os amarelos, um pouco mais firmes e de sabor ácido.

O tomate de árvore pode ser consumido em sua forma natural, cru, mantendo todas as suas propriedades e benefícios. A casca pode ser retirada e pode-se consumir a fruta cortando-a em pedaços ou ao meio.

De acordo com a preferência pessoal, pode-se adicionar sal ou açúcar em sua polpa. O seu sabor agridoce também pode ser incluído no preparo de alimentos, como saladas de frutas, sobremesas, geleias ou compotas, sucos e molhos para carnes.
Rico em vitaminas como a pró-vitamina A, vitamina B6, C e E, e minerais como o cálcio, ferro, fósforo e magnésio;

Propriedades
elevado teor de substâncias antioxidantes;
Ajuda a melhorar a visão;
Fortalece o sistema imunológico;
Ajuda a controlar a pressão arterial elevada e o colesterol;
A fruta e as folhas do tamarillo em forma de cataplasmas quentes podem tratar a inflamação das amígdalas e outras condições da garganta;
O consumo da fruta fresca, em jejum, pode melhorar a gripe;
É um remédio natural para todos os tipos de problemas no fígado;
Facilita o funcionamento adequado do sistema nervoso;
Por possuir poucas calorias, pode ser incluído em dietas de emagrecimento;
Possui efeito laxativo suave, devido a quantidade de fibras.


































Sem comentários: