Lebução fica situada em lugar alto e aprazível, na margem esquerda do rio Calvo, entre montanhas onde o tempo guardou riquezas e mistérios. A 25km da sede do concelho, goza de um clima de montanha com invernos frios, verões quentes e de paisagens deslumbrantes.

É uma aldeia tradicionalmente vocacionada para a agricultura (centeio, batata, castanha e vinho) e para o comércio de largas tradições. Em tempos remotos, Lebução, foi o centro das transacções comerciais de uma enorme área circundante, que se efectuavam por troca directa de produtos.

Monumentalmente, a Igreja abraça, do alto das suas torres sineiras, todo o casario disposto em anfiteatro e chama os fiéis à oração. É obra da renascença, de muros altos e bem alinhados, construção de uma só nave. O retábulo do altar-mor, é de apreciável valor artístico, com colunas salomónicas e motivos ornamentais e simbólicos, realçando as arquivoltas que guarnecem a abóbada polícroma da tribuna.O Orago da freguesia é S. Nicolau, mas a principal referência religiosa desta terra é Nossa Senhora dos Remédios, que tem o seu dia no calendário religioso - 8 de Setembro.

Aqui, como em todo o Nordeste de Portugal, usa-se uma linguagem oral, um conjunto de termos e expressões que, pouco a pouco, se vão perdendo com a partida dos mais idosos.

A hospitalidade está presente nas vivências diárias, marcadas por um espírito de partilha e solidariedade. A porta das casas de Lebução está sempre aberta para receber, à boa maneira transmontana, "quem vier por bem".


A ideia deste Blogue, surgiu da necessidade de preservar a identidade desta comunidade, aproximando todos os Lebuçanenses da sua terra natal.

A feira do Folar de Valpaços

quinta-feira, 4 de maio de 2017

Os antigos gregos e romanos já comiam as papoilas em saladas





A Papoula é uma erva anual que chega a uma altura acima de um metro. As folhas são cobertas com uma espécie de cera, que lhes dá um aspecto brilhante.
As papoilas florescem em clima ameno e necessitam de muita luz.
Os antigos gregos e romanos já a comiam em saladas, costume que se tem mantido em algumas zonas do Mediterrâneo, como na Catalunha. Apesar de sua cor vermelha-escarlate, símbolo da vitalidade, desde os tempos remotos foi associada ao sono. Segundo a mitologia, o deus Morfeu tocava com uma papoula aqueles a quem queria adormecer.
Tem o caule coberto de pequenos pêlos e segrega um látex branco quando cortado. As flores são formadas por quatro pétalas de cor vermelho intenso, com uma mancha negra na base.
O fruto tem a forma de uma urna, com uma tampa no alto. É importante ter atenção a estes pormenores, pois existem algumas espécies muito parecidas, mas destituídas de efeitos medicinais. As pétalas das flores e os frutos são as partes utilizadas para efeitos medicinais.
As sementes de papoila, podem ser incorporadas facilmente na alimentação diária, trazendo diversos benefícios para a saúde, nomeadamente como calmante em casos de ansiedade e nervosismo.
A papoula possui efeitos relacionados ao sono, pois contém alcaloides de acção sedativa.
É muito usada em infusões para eliminar sintomas relacionados à ansiedade e ao stress, além de tratar tosses, asma, coqueluche, bronquites, e de ser indicada para quem está com as vias aéreas inflamadas.
Além disso, pode ser usada ainda para combater dores de dente, pois suas pétalas, quando preparadas em infusão, possuem acção analgésica.
Fonte: Internet

















































Sem comentários: