Lebução fica situada em lugar alto e aprazível, na margem esquerda do rio Calvo, entre montanhas onde o tempo guardou riquezas e mistérios. A 25km da sede do concelho, goza de um clima de montanha com invernos frios, verões quentes e de paisagens deslumbrantes.

É uma aldeia tradicionalmente vocacionada para a agricultura (centeio, batata, castanha e vinho) e para o comércio de largas tradições. Em tempos remotos, Lebução, foi o centro das transacções comerciais de uma enorme área circundante, que se efectuavam por troca directa de produtos.

Monumentalmente, a Igreja abraça, do alto das suas torres sineiras, todo o casario disposto em anfiteatro e chama os fiéis à oração. É obra da renascença, de muros altos e bem alinhados, construção de uma só nave. O retábulo do altar-mor, é de apreciável valor artístico, com colunas salomónicas e motivos ornamentais e simbólicos, realçando as arquivoltas que guarnecem a abóbada polícroma da tribuna.O Orago da freguesia é S. Nicolau, mas a principal referência religiosa desta terra é Nossa Senhora dos Remédios, que tem o seu dia no calendário religioso - 8 de Setembro.

Aqui, como em todo o Nordeste de Portugal, usa-se uma linguagem oral, um conjunto de termos e expressões que, pouco a pouco, se vão perdendo com a partida dos mais idosos.

A hospitalidade está presente nas vivências diárias, marcadas por um espírito de partilha e solidariedade. A porta das casas de Lebução está sempre aberta para receber, à boa maneira transmontana, "quem vier por bem".


A ideia deste Blogue, surgiu da necessidade de preservar a identidade desta comunidade, aproximando todos os Lebuçanenses da sua terra natal.

A feira do Folar de Valpaços

domingo, 11 de março de 2018

Foi da Ásia que chegaram as primeiras camélias a Portugal




Foi da Ásia que chegaram as primeiras camélias a Portugal. Estas foram trazidas pelos navegadores e mercadores que mantinham relações comerciais com o Japão e a China. Foi de Portugal, mais precisamente do Porto, que mais tarde saíram para outros países da
Europa, nomeadamente Inglaterra. Aproveitando a viagem dos seus barcos, que vinham ao Douro carregar o vinho do Porto, levavam, no seu regresso algumas destas plantas.

Desde sempre, a camélia está associada a elegância e aristocracia. O seu papel era de tal maneira relevante que era comum ser presenteada entre as famílias brasonadas. Ainda hoje podemos admirar magníficas camélias seculares em praticamente todas as casas senhoriais.

Bela entre as belas, a camélia é um prodígio da perfeição floral. Motivo pela qual a tão prestigiada marca Chanelelegeu a camélia como a flor da marca. Coco Chanel perdeu-se de amores por esta flor, desde o dia em que lhe foi oferecida pelo seu namorado. Apesar de surgirem novas tendências, a flor da camélia continua a estar presente nas suas jóias e acessórios, estação após estação.

O protagonismo da camélia tem vindo a crescer e cada vez mais surge como a referência principal do jardim. As suas folhas persistentes e luzidias tornam esta planta muito apelativa. Quando o inverno enche a paisagem de branco e ocre, as outras árvores
despem-se de folhas , surge a flor da camélia, numa explosão de cor .

Se gosta da camélias, pode adquirir informações sobre a forma correta de as tratar, num horto especializado. É aqui que também pode encontrar grande diversidade de espécies, uma vez que estes hortos se dedicam constantemente a procurar novas variedades.

Para quem não tem jardim, é possível plantar camélias em vaso para colocar num pátio ou varanda. As Camelia sasanqua são as mais indicadas, uma vez que são de porte mais baixo e perfumadas. As Camelia reticulata são ideais para plantar no jardim, numa zona mais afastada da casa. São plantas de grande porte e possuem flores de tamanho generoso (cerca de 20cm).

Nas camélias pode encontrar um mundo de cores sem fim. Desde de branco, rosa e vermelho, ao lilás e bordeaux, ou até mesmo amarelo. Existe a camélia azul (Camelia Grape Soda) que não sendo azul, ganha o tom azulado quando sujeita a temperaturas baixas. As flores de tons escuros são muito procuradas. Flores como a Night Rider, Black Magic ou Midnight Magic e as de cor lilás, como a Angelina Vieira e Hercília Freitas de Magalhães.
Fonte: Um Jardim para Cuidar
















































Sem comentários: