Lebução fica situada em lugar alto e aprazível, na margem esquerda do rio Calvo, entre montanhas onde o tempo guardou riquezas e mistérios. A 25km da sede do concelho, goza de um clima de montanha com invernos frios, verões quentes e de paisagens deslumbrantes.

É uma aldeia tradicionalmente vocacionada para a agricultura (centeio, batata, castanha e vinho) e para o comércio de largas tradições. Em tempos remotos, Lebução, foi o centro das transacções comerciais de uma enorme área circundante, que se efectuavam por troca directa de produtos.

Monumentalmente, a Igreja abraça, do alto das suas torres sineiras, todo o casario disposto em anfiteatro e chama os fiéis à oração. É obra da renascença, de muros altos e bem alinhados, construção de uma só nave. O retábulo do altar-mor, é de apreciável valor artístico, com colunas salomónicas e motivos ornamentais e simbólicos, realçando as arquivoltas que guarnecem a abóbada polícroma da tribuna.O Orago da freguesia é S. Nicolau, mas a principal referência religiosa desta terra é Nossa Senhora dos Remédios, que tem o seu dia no calendário religioso - 8 de Setembro.

Aqui, como em todo o Nordeste de Portugal, usa-se uma linguagem oral, um conjunto de termos e expressões que, pouco a pouco, se vão perdendo com a partida dos mais idosos.

A hospitalidade está presente nas vivências diárias, marcadas por um espírito de partilha e solidariedade. A porta das casas de Lebução está sempre aberta para receber, à boa maneira transmontana, "quem vier por bem".


A ideia deste Blogue, surgiu da necessidade de preservar a identidade desta comunidade, aproximando todos os Lebuçanenses da sua terra natal.

A feira do Folar de Valpaços

domingo, 26 de agosto de 2018

Inauguração da Rotunda do Peregrino_em Valpaços





Hoje, o povo valpacense acorreu em massa, ao Santuário de Nossa Senhora da Saúde, onde ocorreu uma Celebração Eucarística, no âmbito da inauguração da Rotunda do Peregrino, implantada muito próximo do Santuário, para onde convergem todos os romeiros, todos os pagadores de promessas, todos os devotos da Senhora da Saúde.
Foi uma Celebração emotiva, onde o Padre Leonel Reis falou de valores, da família, de tudo que alicerça uma sociedade cristã. Agradeceu a presença do elenco camarário, na pessoa do senhor Presidente, Dr.º Amílcar de Castro Almeida, do Senhor Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Valpaços, Dr.º Altamiro Claro, e de todos os presentes.
Terminada a Eucaristia, e com os Escuteiros de Valpaços a postos sob a batuta do Chefe, António Escudeiro, o povo, em procissão, dirigiu-se para o local da inauguração, na Avenida dos Colmeais.
Aí, usou da palavra o senhor Presidente da Junta de Freguesia e Senhor Presidente do Município, antes da bênção do local.
O Senhor Presidente, Dr.º Amílcar, fez uma breve referência a todas as rotundas da cidade, para mim uma imagem de marca da nossa terra. Implantadas em lugares estratégicos, em cruzamentos/portas de entrada, retratam a vida do povo valpacense, e simultaneamente, a história da nossa terra. Todas elas são hinos de amor ao trabalho, à solidariedade, à partilha, à entrega, à generosidade, que nós, os valpacenses, cultivamos, abnegadamente.
Referenciou todos os envolvidos neste projecto, pois é da Rotunda do Peregrino que estamos a falar, desde a sua concepção até ao produto final. Salientou o contributo dado pelo Padre Leonel, que desde o início esteve presente, e do senhor Presidente da Junta de Freguesia. O Arquitecto Rogério e Engenheiro Carlos, do Departamento do Engenheiro Cruz, foram os executores do projecto. A Engenheira Paula Magalhães na parte do embelezamento e jardinagem do local, e o Professor/escultor Paulo Brites que executou as imagens.
O Padre Leonel Reis procedeu à bênção do local, aspergindo água benta sobre o espaço e sobre as pessoas.
Da minha parte, Padre Leonel, a água benta acertou em cheio. Devia estar a precisar!
Por fim, manifesto a minha alegria por mais esta iniciativa, e congratulo-me com o excelente trabalho com o fabuloso trabalho, que este elenco camarário está a realizar. Com gente assim, jovem, dinâmica, empreendedora, vamos lá. Vamos de certeza.
Parabéns, Senhor Presidente!















































Sem comentários: