Lebução fica situada em lugar alto e aprazível, na margem esquerda do rio Calvo, entre montanhas onde o tempo guardou riquezas e mistérios. A 25km da sede do concelho, goza de um clima de montanha com invernos frios, verões quentes e de paisagens deslumbrantes.

É uma aldeia tradicionalmente vocacionada para a agricultura (centeio, batata, castanha e vinho) e para o comércio de largas tradições. Em tempos remotos, Lebução, foi o centro das transacções comerciais de uma enorme área circundante, que se efectuavam por troca directa de produtos.

Monumentalmente, a Igreja abraça, do alto das suas torres sineiras, todo o casario disposto em anfiteatro e chama os fiéis à oração. É obra da renascença, de muros altos e bem alinhados, construção de uma só nave. O retábulo do altar-mor, é de apreciável valor artístico, com colunas salomónicas e motivos ornamentais e simbólicos, realçando as arquivoltas que guarnecem a abóbada polícroma da tribuna.O Orago da freguesia é S. Nicolau, mas a principal referência religiosa desta terra é Nossa Senhora dos Remédios, que tem o seu dia no calendário religioso - 8 de Setembro.

Aqui, como em todo o Nordeste de Portugal, usa-se uma linguagem oral, um conjunto de termos e expressões que, pouco a pouco, se vão perdendo com a partida dos mais idosos.

A hospitalidade está presente nas vivências diárias, marcadas por um espírito de partilha e solidariedade. A porta das casas de Lebução está sempre aberta para receber, à boa maneira transmontana, "quem vier por bem".


A ideia deste Blogue, surgiu da necessidade de preservar a identidade desta comunidade, aproximando todos os Lebuçanenses da sua terra natal.

A feira do Folar de Valpaços

domingo, 2 de setembro de 2018

A maioria dos europeus quer deixar de mudar de hora duas vezes por ano



A maioria dos europeus quer deixar de mudar de hora duas vezes por ano – e assim acabar com a distinção entre horário de verão e horário de inverno. A vontade é unânime: mais de 80% das 4,6 milhões de pessoas que votaram na consulta pública da Comissão Europeia sobre a mudança da hora na União Europeia (UE) querem o seu fim. Portugueses estão em linha com a vontade da maioria.
O questionário foi divulgado pela Comissão Europeia, entre 4 de julho e 16 de agosto, mas os resultados ainda não foram apresentados oficialmente – ainda assim trata-se de uma vitória clara do “sim” pela continuidade do horário de verão. Jean-Claude Juncker, presidente da Comissão Europeia, já veio dizer que a vontade dos europeus será respeitada, relata o Público.
A mudança de hora não acontecerá imediatamente. Primeiro, a Comissão terá de enviar ao Conselho e ao Parlamento Europeu uma proposta de lei para abolir a mudança, sendo que esta só entrará em vigor se o Parlamento aprovar a medida. Bruxelas já disse que vai avançar com uma proposta legislativa.
Segundo os resultados provisórios, entretanto divulgados, só 0,33% dos portugueses(rácio entre o número de respostas vindas de Portugal e o número de habitantes) responderam ao inquérito. Desses, 85% querem o fim da mudança da hora, segundo a Lusa. 
De referir que esta foi a consulta pública mais participada de sempre – os resultados surpreenderam a Comissão Europeia –, com mais de 4,6 milhões de contributos oriundos de todos os Estados-membros.















































Sem comentários: