Lebução fica situada em lugar alto e aprazível, na margem esquerda do rio Calvo, entre montanhas onde o tempo guardou riquezas e mistérios. A 25km da sede do concelho, goza de um clima de montanha com invernos frios, verões quentes e de paisagens deslumbrantes.

É uma aldeia tradicionalmente vocacionada para a agricultura (centeio, batata, castanha e vinho) e para o comércio de largas tradições. Em tempos remotos, Lebução, foi o centro das transacções comerciais de uma enorme área circundante, que se efectuavam por troca directa de produtos.

Monumentalmente, a Igreja abraça, do alto das suas torres sineiras, todo o casario disposto em anfiteatro e chama os fiéis à oração. É obra da renascença, de muros altos e bem alinhados, construção de uma só nave. O retábulo do altar-mor, é de apreciável valor artístico, com colunas salomónicas e motivos ornamentais e simbólicos, realçando as arquivoltas que guarnecem a abóbada polícroma da tribuna.O Orago da freguesia é S. Nicolau, mas a principal referência religiosa desta terra é Nossa Senhora dos Remédios, que tem o seu dia no calendário religioso - 8 de Setembro.

Aqui, como em todo o Nordeste de Portugal, usa-se uma linguagem oral, um conjunto de termos e expressões que, pouco a pouco, se vão perdendo com a partida dos mais idosos.

A hospitalidade está presente nas vivências diárias, marcadas por um espírito de partilha e solidariedade. A porta das casas de Lebução está sempre aberta para receber, à boa maneira transmontana, "quem vier por bem".


A ideia deste Blogue, surgiu da necessidade de preservar a identidade desta comunidade, aproximando todos os Lebuçanenses da sua terra natal.

A feira do Folar de Valpaços

sábado, 20 de outubro de 2018

A fruta tem características nutricionais que a tornam num excelente alimento



A fruta tem características nutricionais que a tornam num excelente alimento. Pobre em proteínas e gorduras, mas com uma quantidade apreciável de hidratos de carbono. Para além disso, é um bom fornecedor de vitaminas, minerais e fibras alimentares, sendo assim um dos alimentos de eleição para incluir na alimentação diária para a população em geral e particularmente nas crianças. O recomendado são 3 a 5 peças por dia!

A fruta pode ser consumida em qualquer altura do dia, desde o pequeno-almoço, aos lanches, ao almoço e jantar. Aliás, a fruta é sempre uma melhor opção para sobremesa que um doce (bolos, pudins).

Podemos ingerir a fruta em sumo ou em batido, mas atenção! Em sumo, a quantidade de vitaminas e fibras é inferior. Por isso, sempre que possível, vamos preferir comer a peça de fruta! Algumas frutas são possíveis consumirmos cozidas ou assadas, contudo há que realçar que desta forma alguns nutrientes passam para o molho e oxidam-se pelo calor, logo são menos nutritivas. Contudo, são boas opções para diversificar o consumo de fruta!

Nesta época, particularmente encontramos uma variedade de frutas, o que torna as nossas escolhas ainda mais diversificadas, coloridas e saudáveis. E para aqueles pais, em que os filhos resistem à peça de fruta, aproveitem para lhes apresentar diferentes formas de consumo: espetadas de fruta; sumos de fruta com vegetais; batidos de fruta; incluir a fruta em saladas; gelados feitos com sumo e pedaços de fruta fresca; chips de maçã feitos no forno (parecem batatas fritas mas… são bem mais saudáveis!), enfim… boas alternativas!

Aproveite a sua criatividade, apresentando a fruta de diferentes formas, podendo até desenhar figuras, aproveitando as diferentes cores e texturas das frutas. Pode também combiná-la com outros alimentos como iogurtes, vegetais, tostas, cereais… sendo assim mais atrativo para as crianças.

O importante é que… não se esqueça de incluir a fruta na alimentação dos seus filhos! 

Prof. Doutor Bruno Sousa
Nutricionista















































Sem comentários: