Lebução fica situada em lugar alto e aprazível, na margem esquerda do rio Calvo, entre montanhas onde o tempo guardou riquezas e mistérios. A 25km da sede do concelho, goza de um clima de montanha com invernos frios, verões quentes e de paisagens deslumbrantes.

É uma aldeia tradicionalmente vocacionada para a agricultura (centeio, batata, castanha e vinho) e para o comércio de largas tradições. Em tempos remotos, Lebução, foi o centro das transacções comerciais de uma enorme área circundante, que se efectuavam por troca directa de produtos.

Monumentalmente, a Igreja abraça, do alto das suas torres sineiras, todo o casario disposto em anfiteatro e chama os fiéis à oração. É obra da renascença, de muros altos e bem alinhados, construção de uma só nave. O retábulo do altar-mor, é de apreciável valor artístico, com colunas salomónicas e motivos ornamentais e simbólicos, realçando as arquivoltas que guarnecem a abóbada polícroma da tribuna.O Orago da freguesia é S. Nicolau, mas a principal referência religiosa desta terra é Nossa Senhora dos Remédios, que tem o seu dia no calendário religioso - 8 de Setembro.

Aqui, como em todo o Nordeste de Portugal, usa-se uma linguagem oral, um conjunto de termos e expressões que, pouco a pouco, se vão perdendo com a partida dos mais idosos.

A hospitalidade está presente nas vivências diárias, marcadas por um espírito de partilha e solidariedade. A porta das casas de Lebução está sempre aberta para receber, à boa maneira transmontana, "quem vier por bem".


A ideia deste Blogue, surgiu da necessidade de preservar a identidade desta comunidade, aproximando todos os Lebuçanenses da sua terra natal.

A feira do Folar de Valpaços

terça-feira, 23 de outubro de 2018

Valpaços foi a cidade anfitriã das comemorações do Dia Distrital do Bombeiro



Valpaços foi a cidade anfitriã das comemorações do Dia Distrital do Bombeiro, que se realizaram este domingo, 21 de Outubro. As corporações dos soldados da paz de todo o distrito concentraram-se em Valpaços para participar num dia carregado de simbolismo e homenagens.



A formatura de bombeiros fez a recepção às entidades oficiais. Após o cerimonial teve lugar a sessão solene no Auditório Arte e Cultura Luís Teixeira, onde estiveram os responsáveis das corporações de bombeiros de todo o distrito de Vila Real, bem como Jaime Marta Soares, Presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses, sendo o anfitrião o Presidente da Camara Municipal de Valpaços, Amílcar Almeida.

Durante a cerimónia, foram agraciados alguns valpacenses pelo trabalho e dedicação à Associação Humanitária dos Bombeiros de Valpaços. Amílcar Almeida elogiou o trabalho da Direcção e Comando dos soldados da paz valpacenses, fazendo alusão ao trabalho da Protecção Civil no que concerne ao investimento levado a cabo pela autarquia, nomeadamente a Equipa de apoio à Protecção Civil constituída em Junho passado, custeada em 50% pelo Município durante três anos, bem como a equipa de sapadores florestais sob a alçada da autarquia que está a tempo inteiro no terreno.

O Presidente da Câmara Municipal de Valpaços enalteceu, ainda, o trabalho dos bombeiros ao serviço da comunidade, referenciando-os como a força determinante da protecção civil e de socorro das comunidades.

Houve ainda tempo para uma apologia do percurso da corporação valpacense, enquanto era visualizado um documentário com imagens respeitantes à sua actividade e pessoas que construíram a sua história.

Os vários discursos prestaram homenagem aos sócios anónimos, órgãos sociais, comandos e corpos de bombeiros pela entrega voluntária ao serviço da causa dos Bombeiros de Portugal.

Durante a tarde, as comemorações concentraram-se no Largo da Feira, contando com a participação das Associações Humanitárias do Distrito de Vila Real e com a presença de representantes de diversas instituições que se associaram ao evento, bem como o Secretário de Estado da Protecção Civil, José Artur Neves.

Amílcar Almeida foi distinguido pela Liga dos Bombeiros Portugueses com o Crachá de Ouro, pela “prática de actos/serviços relevantes de inquestionável contributo para a dignificação da causa dos Bombeiros”.

O Presidente da Câmara Municipal de Valpaços agradeceu a confiança na realização do encontro no seu concelho e homenageou “aqueles que deixam a família para socorrer os outros e nada recebem em troca”. Confirmou que a Câmara custeou parte das obras levadas a cabo nos quartéis de bombeiros do concelho, em Valpaços e Carrazedo de Montenegro. “Este foi um dia dedicado àqueles que pela sua coragem, prontidão, e atuação exemplar, diariamente procuram assegurar o bem-estar e segurança das populações”.

O programa do Encontro foi completado com um desfile apeado e motorizado, composto por centenas de bombeiros, levando às imediações do Largo da Feira um aparato invulgar, tanto pelo número de viaturas e bombeiros envolvidos como pela visibilidade dos estandartes em grupo e pelo acompanhamento da fanfarra, apesar da chuva que caiu quase no final do evento.

Foto e texto, Valpaços Município















































Sem comentários: