Lebução fica situada em lugar alto e aprazível, na margem esquerda do rio Calvo, entre montanhas onde o tempo guardou riquezas e mistérios. A 25km da sede do concelho, goza de um clima de montanha com invernos frios, verões quentes e de paisagens deslumbrantes.

É uma aldeia tradicionalmente vocacionada para a agricultura (centeio, batata, castanha e vinho) e para o comércio de largas tradições. Em tempos remotos, Lebução, foi o centro das transacções comerciais de uma enorme área circundante, que se efectuavam por troca directa de produtos.

Monumentalmente, a Igreja abraça, do alto das suas torres sineiras, todo o casario disposto em anfiteatro e chama os fiéis à oração. É obra da renascença, de muros altos e bem alinhados, construção de uma só nave. O retábulo do altar-mor, é de apreciável valor artístico, com colunas salomónicas e motivos ornamentais e simbólicos, realçando as arquivoltas que guarnecem a abóbada polícroma da tribuna.O Orago da freguesia é S. Nicolau, mas a principal referência religiosa desta terra é Nossa Senhora dos Remédios, que tem o seu dia no calendário religioso - 8 de Setembro.

Aqui, como em todo o Nordeste de Portugal, usa-se uma linguagem oral, um conjunto de termos e expressões que, pouco a pouco, se vão perdendo com a partida dos mais idosos.

A hospitalidade está presente nas vivências diárias, marcadas por um espírito de partilha e solidariedade. A porta das casas de Lebução está sempre aberta para receber, à boa maneira transmontana, "quem vier por bem".


A ideia deste Blogue, surgiu da necessidade de preservar a identidade desta comunidade, aproximando todos os Lebuçanenses da sua terra natal.

A feira do Folar de Valpaços

sexta-feira, 9 de agosto de 2019

A Lavanda é um arbusto procedente dos países mediterrâneos da Europa e África.


A Lavanda (Lavandula angustifolia) é um arbusto procedente dos países mediterrâneos da Europa e África. As flores de lavanda contêm óleos essenciais cuidadosos para a pele que têm uma fragrância equilibrante e calmante. Como óleo essencial, é utilizado para o cuidado corporal e para a harmonia espiritual.

As civilizações mais antigas já utilizavam esta planta através de diferentes procedimentos para aproveitar as suas diversas propriedades terapêuticas e a sua magnífica fragrância em perfumes e produtos de cosmética.
Os romanos utilizavam este aroma nos seus banhos, pelas suas propriedades antisséticas, e já um medico da antiga Grécia louvava as qualidades medicinais da planta.

Este óleo, rico em vários tipos de ésteres e álcool, é útil para combater a depressão, a ansiedade e o stresse, ajudando a relaxar a mente, sendo a sua aplicação bastante útil em momentos de maior tensão.
Ideal para o tratamento das insónias, o stresse e as dores de cabeça. Trata-se de um óleo sumamente relaxante, que transmite paz e harmonia.
Também é bastante útil para contrariar as sensações de indisposição de que sofrem as pessoas muito nervosas ou inquietas, ou que estão a atravessar um período de desequilíbrio emocional, sensações essas que são apaziguadas pelos efeitos calmantes do óleo de Lavanda.
Propriedades cosméticas:
Na pele, o óleo essencial de lavanda destaca-se por ser um grande regenerador das células cutâneas.
É bastante utilizado em tratamentos de acne, peles desidratadas e maltratadas. Também para peles sensíveis.
Este óleo tem efeitos anti-inflamatórios. Graças a este facto, é utilizado como método para tratar queimaduras, inflamações, psoríases e feridas.

Fonte: Don Aire




































Sem comentários: