Lebução fica situada em lugar alto e aprazível, na margem esquerda do rio Calvo, entre montanhas onde o tempo guardou riquezas e mistérios. A 25km da sede do concelho, goza de um clima de montanha com invernos frios, verões quentes e de paisagens deslumbrantes.

É uma aldeia tradicionalmente vocacionada para a agricultura (centeio, batata, castanha e vinho) e para o comércio de largas tradições. Em tempos remotos, Lebução, foi o centro das transacções comerciais de uma enorme área circundante, que se efectuavam por troca directa de produtos.

Monumentalmente, a Igreja abraça, do alto das suas torres sineiras, todo o casario disposto em anfiteatro e chama os fiéis à oração. É obra da renascença, de muros altos e bem alinhados, construção de uma só nave. O retábulo do altar-mor, é de apreciável valor artístico, com colunas salomónicas e motivos ornamentais e simbólicos, realçando as arquivoltas que guarnecem a abóbada polícroma da tribuna.O Orago da freguesia é S. Nicolau, mas a principal referência religiosa desta terra é Nossa Senhora dos Remédios, que tem o seu dia no calendário religioso - 8 de Setembro.

Aqui, como em todo o Nordeste de Portugal, usa-se uma linguagem oral, um conjunto de termos e expressões que, pouco a pouco, se vão perdendo com a partida dos mais idosos.

A hospitalidade está presente nas vivências diárias, marcadas por um espírito de partilha e solidariedade. A porta das casas de Lebução está sempre aberta para receber, à boa maneira transmontana, "quem vier por bem".


A ideia deste Blogue, surgiu da necessidade de preservar a identidade desta comunidade, aproximando todos os Lebuçanenses da sua terra natal.

A feira do Folar de Valpaços

segunda-feira, 12 de agosto de 2019

Inauguração do Largo da Fonte da Igreja



Inauguração do Largo da Fonte da Igreja
Com a presença do senhor Presidente do Município, Dr.º Amílcar Almeida, da Vereadora da Cultura, Dr.ª Teresa Pavão, do Vereador Drº Miguel Lopes, da Eng. Carla Cerdeira, do Presidente da Junta de Freguesia, Dr.º Jorge Alves e da população em geral, foi inaugurado ontem, dia 11 de Agosto, o novo Largo da Fonte da Igreja.
É um espaço amplo, provavelmente o maior da terra e enquadrado numa zona privilegiada, junto da Igreja e da casa mortuária, em pleno coração da aldeia.
Um adro digno e espaçoso, disse o arquitecto Manuel Fernandes de Sá, depois de analisar minuciosamente o espaço.
O senhor Presidente da Câmara, num discurso fluente e direccionado para a ocasião, falou do papel da Junta de Freguesia e da ligação entre este órgão e o Município. 
Entende, e muito bem, que este Largo vem engrandecer a nossa terra. vem torná-la mais airosa, mais atraente, com mais meios disponíveis para os residentes e não só.
A preocupação do nosso Presidente pelas aldeias, pelo bem estar dos seus habitantes, faz do Dr.º Amílcar Almeida um Presidente que marca a diferença, uma figura de destaque no panorama político regional e nacional, neste país onde só contam os votos.
E se é de obras que estamos a falar, a Obra do nosso Presidente está à vista de todos. Em seis anos de mandato deu ao concelho uma nova imagem, uma nova dinâmica, e criou uma imagem de marca, que nos deu a conhecer ao Mundo.
Os produtos das nossas terras e a sua genuinidade, produtos de excelência, são os melhores embaixadores do País.
Valpaços, o Concelho de Valpaços no Mundo, com um Presidente que divulga o seu território como ninguém.
Obrigada pela sua presença, senhor Presidente, e volte sempre.
É uma honra e uma alegria para todos nós.




































Sem comentários: