
O acontecimento mais importante da história de Valpaços deu-se seguramente em meados do século XIX. Em 16 de Novembro de 1846, durante a Guerra da Patuleia, aqui se defrontaram as tropas rivais. O movimento, que começara de forma espontânea e por ter características eminentemente populares, passava nesse momento a tomar proporções políticas. Cerca de duas dezenas de mortos marcaram a passagem por Valpaços de uma batalha que depois prosseguiu por terras de Murça.
Segundo a lenda, participou na refrega o famoso Zé do Telhado, que inclusivamente teria salvo a vida ao visconde de Sá da Bandeira, ele que até fora lanceiro da rainha antes de se tornar salteador!
Valpaços foi elevada a vila em 1861, através de decreto real de 27 de Março, assinado por D. Pedro V. Em 1936, chegava finalmente a sua representação heráldica. Agora revista para uma coroa de cinco castelos dado que passou a cidade no ano de 1999.



3 comentários:
é optimo um pouco de historia sobre o nosso cantinho! nao fazia ideia disto :) muito obrigado pela "lição" eheheh :D
Olá, Leandro. Já tinha saudades tuas. Andas um pouco fugidio. Não aconteceu nada de mal, presumo.
Um beijo e até sempre.
ehehe
Não, não aconteceu nada de mal, tenho estado na net mas visto poucos sites por acaso! nado distraido com um livro que ando a ler, que por acaso já está a acabar ehehe
Um beijo e até aos proximos posts :D
Enviar um comentário