Lebução fica situada em lugar alto e aprazível, na margem esquerda do rio Calvo, entre montanhas onde o tempo guardou riquezas e mistérios. A 25km da sede do concelho, goza de um clima de montanha com invernos frios, verões quentes e de paisagens deslumbrantes.

É uma aldeia tradicionalmente vocacionada para a agricultura (centeio, batata, castanha e vinho) e para o comércio de largas tradições. Em tempos remotos, Lebução, foi o centro das transacções comerciais de uma enorme área circundante, que se efectuavam por troca directa de produtos.

Monumentalmente, a Igreja abraça, do alto das suas torres sineiras, todo o casario disposto em anfiteatro e chama os fiéis à oração. É obra da renascença, de muros altos e bem alinhados, construção de uma só nave. O retábulo do altar-mor, é de apreciável valor artístico, com colunas salomónicas e motivos ornamentais e simbólicos, realçando as arquivoltas que guarnecem a abóbada polícroma da tribuna.O Orago da freguesia é S. Nicolau, mas a principal referência religiosa desta terra é Nossa Senhora dos Remédios, que tem o seu dia no calendário religioso - 8 de Setembro.

Aqui, como em todo o Nordeste de Portugal, usa-se uma linguagem oral, um conjunto de termos e expressões que, pouco a pouco, se vão perdendo com a partida dos mais idosos.

A hospitalidade está presente nas vivências diárias, marcadas por um espírito de partilha e solidariedade. A porta das casas de Lebução está sempre aberta para receber, à boa maneira transmontana, "quem vier por bem".


A ideia deste Blogue, surgiu da necessidade de preservar a identidade desta comunidade, aproximando todos os Lebuçanenses da sua terra natal.

A feira do Folar de Valpaços

domingo, 8 de novembro de 2009

Homenagem a Armando Tavares


Dia 11 de Novembro, Quarta-Feira, às 15 horas, vai ser homenageado, a título póstumo, pelos feitos cometidos na Segunda Guerra Mundial, Armando Tavares, pai do Presidente da Câmara Municipal de Valpaços, Francisco Tavares e de Mário, Armando José, Guilherme e Clara Tavares.

A ideia desta homenagem partiu dos militares do Regimento de Infantaria 19 de Chaves que, num gesto simbólico, irão deslocar-se a Lebução para colocar uma coroa de flores em memória de Armando Tavares.

A esta singela homenagem irão associar-se, presumo, todos os amigos e conterrâneos desta grandiosa e tão modesta figura da nossa terra.

6 comentários:

Leandro disse...

Nao fazia ideia que o avô sa Sophia tinha combatido na segunda guerra mundial! gostava de saber historias desses tempos por acaso!

Luís Gomes disse...

Vamos todos prestar homenagem a Armando Tavares, que se distinguiu pelos feitos durante a Segunda Guerra Mundial. Sempre ouvi, em minha casa, que além de militar foi um ser humano muito rico, de uma generosidade sem limites.
Lebução deve orgulhar-se deste filho da terra.

Zeza de Pedome disse...

O senhor Armando merece todas as homenagens porque era um homem muito bom. Eu vou estar presente.

Anónimo disse...

A homenagem que vão prestar ao srº Armando Tavares é mais que justa. Era um homem bom, justo e generoso.
E, soube agora, um destemido soldado. A família deve estar muito orgulhosa.

Eliseu Afonso disse...

Parabens GRAÇA põr nos informares sobre esta homenagem, a qual eu acho que só peca pôr tardia, porque há jestos que durante a vida tinham mais sentido que pós vida, mas lá diz o ditado «vale mais tarde que nunca».

Até breve
Eliseu Afonso

Graça Gomes disse...

Quero fazer uma ligeira apreciação a esta figura, de invulgares qualidades, que muito honra a nossa terra - Armando Tavares.
Teve um percurso de vida absolutamente fabuloso. Como soldado distinguiu-se durante a Segunda Guerra Mundial, daí a homenagem que lhe vai ser prestada.
Mas o que eu vou distinguir em Armando Tavares, o que eu mais admirava nele, era a sua imensa generosidade, a sua solidariedade e altruísmo.
Pode dizer-se que era um homem absolutamente bom, o melhor ser humano que eu conheci em toda a vida.