Lebução fica situada em lugar alto e aprazível, na margem esquerda do rio Calvo, entre montanhas onde o tempo guardou riquezas e mistérios. A 25km da sede do concelho, goza de um clima de montanha com invernos frios, verões quentes e de paisagens deslumbrantes.

É uma aldeia tradicionalmente vocacionada para a agricultura (centeio, batata, castanha e vinho) e para o comércio de largas tradições. Em tempos remotos, Lebução, foi o centro das transacções comerciais de uma enorme área circundante, que se efectuavam por troca directa de produtos.

Monumentalmente, a Igreja abraça, do alto das suas torres sineiras, todo o casario disposto em anfiteatro e chama os fiéis à oração. É obra da renascença, de muros altos e bem alinhados, construção de uma só nave. O retábulo do altar-mor, é de apreciável valor artístico, com colunas salomónicas e motivos ornamentais e simbólicos, realçando as arquivoltas que guarnecem a abóbada polícroma da tribuna.O Orago da freguesia é S. Nicolau, mas a principal referência religiosa desta terra é Nossa Senhora dos Remédios, que tem o seu dia no calendário religioso - 8 de Setembro.

Aqui, como em todo o Nordeste de Portugal, usa-se uma linguagem oral, um conjunto de termos e expressões que, pouco a pouco, se vão perdendo com a partida dos mais idosos.

A hospitalidade está presente nas vivências diárias, marcadas por um espírito de partilha e solidariedade. A porta das casas de Lebução está sempre aberta para receber, à boa maneira transmontana, "quem vier por bem".


A ideia deste Blogue, surgiu da necessidade de preservar a identidade desta comunidade, aproximando todos os Lebuçanenses da sua terra natal.

A feira do Folar de Valpaços

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

O RI 19 Prestou Homenagem a Armando Tavares Combatente da Segunda Guerra Mundial


No dia 11 de Novembro, pelas 15 horas, realizou-se no cemitério da freguesia de Lebução, uma simbólica cerimónia de homenagem, promovida pelo Regimento de Infantaria nº 19 de Chaves, a Armando Tavares, militar que combateu pelo exército dos Estados Unidos da América, durante a 2ª Guerra Mundial, tendo contribuído com a sua acção de combatente para libertar a Europa do domínio das tropas nazis que ocupavam grande parte do continente europeu.
Armando M. Tavares, filho de emigrantes Portugueses nos Estados Unidos da América, nasceu a 4 de Maio de 1921 na cidade de Boston em New Bedford – USA. Em 20 de Novembro de 1942, foi incorporado no exército dos Estados Unidos da América, tendo cumprido todo o serviço militar na companhia de libertação da Europa, combatendo em diversos locais, de que se destaca, na Sicília, Nápoles-Forgia, Roma-Reno, Sul de França, Renânia (Alemanha) e toda a Europa Central.
Com o final da 2ª Grande Mundial em 1945 é dispensado do serviço militar e em Outubro desse ano passa à disponibilidade, continuando a residir e a trabalhar nos Estados Unidos da América, vindo frequentemente a Portugal. Regressou definitivamente em 1968, passando a residir em Lebução com a sua esposa e filhos. E em Lebução viria a falecer em 3 de Julho de 2005.
Pela forma como desempenhou funções militares foi reconhecido pelos seus superiores com Medalha de Boa Conduta do Exército dos Estados Unidos da América, Ponta de Flecha de Bronze e Fita de seis estrelas de serviço pelas campanhas da Europa e de África.

2 comentários:

Maria Saudade disse...

O srº Presidente estava muito comovido a falar do pai. Todos os filhos podem ter um imenso orgulho nesse Homem que foi Armando Tavares. Era um homem bom, justo e generoso.

Maria disse...

O Srº Comandante do Regimento de Infantaria 19 de Chaves presidiu uma cerimónia de homenagem linda e muito emotiva.