
Todos sabemos que se celebrizou pelas suas virtudes e pelos milagres realizados. A Sua vida resume-se a um poema de fé, amor e caridade. Costumava oferecer presentes, deixando-os à porta das pessoas, sem que ninguém o visse. Talvez por isso, o culto de S. Nicolau, baseado na sua inesgotável generosidade, sobretudo para com as crianças, foi associado à figura do Pai Natal.
Na nossa igreja, o Padroeiro, tem um lugar no retábulo do Altar-mor e o dia 6 de Dezembro comemora-se, sempre, com missa em Sua honra.
O imaginário popular serviu-se do dia e do santo para lançar alguns provérbios. Vou reproduzir um que ouvi vezes sem conta às pessoas de mais idade de Lebução:
«S. Nicolau esteve três dias em cima dum pau para mandar um dia mau.»
3 comentários:
Dia de São Nicolau, neve no pau.
Hoje falhou, mas não faltou chuva e nevoeiro.
Com que então a menina, como que muito sorrateiramente, vai publicando umas coisas num blog de que não deu conhecimento aos amigos!
Não vai haver perdão. Espiolharei isto a cada passo e, por causa das tosses, quem quiser já pode linkar a partir do valpaço-lo-velho.
Um grande beijinho.
Celestino
Olá Celestino!
Eu a pensar que isto estava no segredo dos deuses e, vai daí, o amigo Celestino põe tudo a nú.
Bem-vindo e espero ver-te amanhã, na Tertúlia, na Universidade Sénior. Aparece, porque além de seres sempre bem-vindo, também és necessário.
Beijos
Enviar um comentário