Lebução fica situada em lugar alto e aprazível, na margem esquerda do rio Calvo, entre montanhas onde o tempo guardou riquezas e mistérios. A 25km da sede do concelho, goza de um clima de montanha com invernos frios, verões quentes e de paisagens deslumbrantes.

É uma aldeia tradicionalmente vocacionada para a agricultura (centeio, batata, castanha e vinho) e para o comércio de largas tradições. Em tempos remotos, Lebução, foi o centro das transacções comerciais de uma enorme área circundante, que se efectuavam por troca directa de produtos.

Monumentalmente, a Igreja abraça, do alto das suas torres sineiras, todo o casario disposto em anfiteatro e chama os fiéis à oração. É obra da renascença, de muros altos e bem alinhados, construção de uma só nave. O retábulo do altar-mor, é de apreciável valor artístico, com colunas salomónicas e motivos ornamentais e simbólicos, realçando as arquivoltas que guarnecem a abóbada polícroma da tribuna.O Orago da freguesia é S. Nicolau, mas a principal referência religiosa desta terra é Nossa Senhora dos Remédios, que tem o seu dia no calendário religioso - 8 de Setembro.

Aqui, como em todo o Nordeste de Portugal, usa-se uma linguagem oral, um conjunto de termos e expressões que, pouco a pouco, se vão perdendo com a partida dos mais idosos.

A hospitalidade está presente nas vivências diárias, marcadas por um espírito de partilha e solidariedade. A porta das casas de Lebução está sempre aberta para receber, à boa maneira transmontana, "quem vier por bem".


A ideia deste Blogue, surgiu da necessidade de preservar a identidade desta comunidade, aproximando todos os Lebuçanenses da sua terra natal.

A feira do Folar de Valpaços

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Os Amigos São A Família Que Escolhemos


A Arminda e o Fernando, meus amigos de sempre, juntam, muitas vezes a família sem atender às datas específicas do calendário. Para eles a família reunida, em si, já é uma festa.
Desta vez havia pretexto para comemorar. O aniversário da dona da casa porque não é todos os dias que se fazem 45 anos ao contrário.
Fomos muitos os que nos juntámos à Arminda para celebrar a data. Tudo família e eu também faço parte desse núcleo forte. É assim que todos me consideram e é assim que eu me sinto junto deles.

O jantar decorreu na maior animação, ou não estivesse presente uma boa parte da família Moreira. E prolongou-se até de madrugada!...
A ementa e tudo o que se relaciona com a organização da festa, esteve a cargo da Arminda, acessorada pelo marido, filhos e nora, que num instante preparam um manjar...

É uma dona de casa de mão cheia! Direi mesmo que é um "Anjo do Lar."
Foi um fim de semana em beleza, neste ambiente respeitável, venerável e até arrisco a dizer angelical (quantas vezes disse e ouvi dizer "os anjos não têm costas").

As prendas? Não devo falar nas prendas, porque tanta ostentação poderia ser considerada um ultraje a quem vive na pobreza.

Por isso só vou referir uma:

A Arminda foi contemplada com uma viagem de avião que vai sobrevoar os céus de Constantim.

Tudo daí para cima!

Sem comentários: