Lebução fica situada em lugar alto e aprazível, na margem esquerda do rio Calvo, entre montanhas onde o tempo guardou riquezas e mistérios. A 25km da sede do concelho, goza de um clima de montanha com invernos frios, verões quentes e de paisagens deslumbrantes.

É uma aldeia tradicionalmente vocacionada para a agricultura (centeio, batata, castanha e vinho) e para o comércio de largas tradições. Em tempos remotos, Lebução, foi o centro das transacções comerciais de uma enorme área circundante, que se efectuavam por troca directa de produtos.

Monumentalmente, a Igreja abraça, do alto das suas torres sineiras, todo o casario disposto em anfiteatro e chama os fiéis à oração. É obra da renascença, de muros altos e bem alinhados, construção de uma só nave. O retábulo do altar-mor, é de apreciável valor artístico, com colunas salomónicas e motivos ornamentais e simbólicos, realçando as arquivoltas que guarnecem a abóbada polícroma da tribuna.O Orago da freguesia é S. Nicolau, mas a principal referência religiosa desta terra é Nossa Senhora dos Remédios, que tem o seu dia no calendário religioso - 8 de Setembro.

Aqui, como em todo o Nordeste de Portugal, usa-se uma linguagem oral, um conjunto de termos e expressões que, pouco a pouco, se vão perdendo com a partida dos mais idosos.

A hospitalidade está presente nas vivências diárias, marcadas por um espírito de partilha e solidariedade. A porta das casas de Lebução está sempre aberta para receber, à boa maneira transmontana, "quem vier por bem".


A ideia deste Blogue, surgiu da necessidade de preservar a identidade desta comunidade, aproximando todos os Lebuçanenses da sua terra natal.

A feira do Folar de Valpaços

sexta-feira, 12 de março de 2010

Limpar Portugal

COMUNICADO DA COORDENAÇÃO DO MOVIMENTO LIMPAR PORTUGAL. O Movimento Limpar Portugal (PLP) é um movimento cívico cujo objectivo é promover a educação ambiental por intermédio da iniciativa de limpar a floresta portuguesa no dia 20 de Março de 2010.
Este Movimento ainda está em fase de organização, prevendo-se que em breve possa ser divulgada a estrutura de organização final, bem como os manuais de actuação dos grupos concelhios e demais instrumentos.
Tendo já sido decidido que a base da estrutura são os grupos concelhios, deverá desde já, ser organizada uma reunião por cada concelho, de forma a eleger os responsáveis de coordenação do mesmo. (ver PowerPoint de apoio á reunião de grupos disponível em www.limparportugal.org ).
A Actividade prioritária deste Movimento, nesta fase, é conseguir a sua divulgação de forma a que todos os concelhos (grupos) mobilizem um numero de voluntários significativo para procederem à organização das actividades no concelho, nomeadamente, a identificação de lixeiras, divulgação nas escolas e nos locais públicos, adesão de VIPs, actividades de divulgação ambiental, etc.
Este movimento aceita a colaboração de todas as entidades que a ele se queiram associar e com ele colaborar, tais como Associações, Organizações, Empresas, Partidos, Órgãos de Poder, Forças Militares, etc.
As parcerias com o PLP, terão de ser sempre em bens ou serviços, e nunca em dinheiro, pois um dos principais objectivos é não movimentar qualquer euro.
A Coordenação Nacional, ainda não está completa e aceita a colaboração de assessores que entendam que o seu contributo técnico possa ser útil à causa, pelo que qualquer pessoa pode oferecer os seus serviços de forma desinteressada com referência ao seu curriculum técnico, para o email coordenacao@limparportugal.org .

14 comentários:

José Doutel Coroado disse...

Cara Profª Graça,

será que no nosso concelho há algum grupo já inscrito nesta interessante iniciativa?
abs

ELISEU AFONSO disse...

Amiga Graça provavelmente ainda vais arcar com as responsabilidades da não divulgação à mais tempo deste tema.

Tive conhecimento desta iniciativa a semana passada quando estive em Lebução através da radio Onda Livre. Durante mais de uma semana não ví nada a anunciar nem comentários de ninguem na freguesia de lebução, talvez a culpa fosse minha de não ter parado com mais frequência nos locais de maior eloquência (E SE FOI ESTA A RAZÃO DESDE JÁ PEÇO DESCULPA). Senão, porque razão não se fez publicidade a esta iniciativa? Porque não se incentivaram as pessoas logo de inicio? porque segundo aquilo que ouvi as pessoas devem inscrever-se, para melhor organização. Será que não são estas pequenas grandes iniciativas que nos fazem ser diferentes?

Provavelmente já escrevi de mais, embora haja mais como diz o(a) outro(a).

Saudações aos bloguistas
Sou:E.A

Graça Gomes disse...

Olá Eliseu!
No âmbito do comentário que deixaste no nosso blog, eu vou dizer o seguinte: Não estou ligada a nenhuma organização promotora deste evento, o que não me traz responsabilidades acrescidas às de qualquer cidadão comum.
No dia que recebi o email, transcrevi-o de imediato para o blog. Neste momento é o que pretendem - divulgação:
"A Actividade prioritária deste Movimento, nesta fase, é conseguir a sua divulgação de forma a que todos os concelhos (grupos) mobilizem um numero de voluntários significativo para procederem à organização das actividades no concelho, nomeadamente, a identificação de lixeiras, divulgação nas escolas e nos locais públicos, adesão de VIPs, actividades de divulgação ambiental, etc."
Um grande abraço.

Anónimo disse...

Se é para limpar Portugal, o meu pais, vamos todos arregaçar as mangas e embora que se faz tarde.
Vamos a isso.

ELISEU AFONSO disse...

Obrigado Graça, era precisamente isso que eu gostava que dissesses. Interpretaste com inteligência e ao promenor o meu comentário.
Mais uma vez obrigado amiga

Sou:E.A.

Anónimo disse...

Bora lá a isso. Não é só blá...blá...blá...!
há muito trabalhinho a fazer.
VAMOS LIMPAR PoRTuGal!!!!!!!!!!!!!!!!!!

ELISEU AFONSO disse...

Essa do blá...blá...blá...se é pra mim só tens que dizer, que eu na hora oportuna falo contigo. tem cuidado com as teclas porque eu não sou a prof. Graça. só te vou dar uma dica. Um computador tem um B.I. e eu tenho mais conhecimentos do que o que penssas, embora eu não me engane em três pessoas (2 senhoras e um homem) portanto não me piques.
Se não foi pra mim peço desculpa.

sou:E.A.

Anónimo disse...

Se acha que eu ia perder o meu precioso tempo consigo, está enganadíssimo.
Eu só "entro" com quem tem inteligência para aceitar uma piada.

Leandro disse...

realmente o anonimo tem é inteligencia a mais por nao querer mostrar quem é. e eu a pensar que picardias anonimas era so quando as pessoas têm 15 anos e nao sabem que existe um mundo social para lá da internet e ainda pensam que sao super-herois atrás de um ecran.

Graça Gomes disse...

Olá Leandro!
Não te aborreças porque não vale a pena.
As palavras de um anónimo valem o que valem.
Um beijo

ELISEU disse...

Á anonima
pôr falta de tempo ainda não te respondi.
Eu estou a prepara a resposta pra ti.

Anónimo disse...

tanto blá blá blá de umas partes e de outras...
blá blá blá wiskas saquetas...

ELISEU AFONSO disse...

Aqui se alguem é de blá blá blá és tu, se alguem tem falta de inteligência e caracter és tu.

Piadas?
Tu achas que insultar a familia Tavares, a familia Areias, o sr. Pinheiro etc e fazes ameaças e chamas aisto de piadas?
Tu não passas de uma doente e grave.
Pôr favôr poupa-me a estes comentários.

Perder o teu tempo precioso?
Só perde tempo precioso mormente quem faz alguma coisa, para e em prol da comunidade.
Quem faz comentários das 8h,9h,10h,11h,13h,14h,15h,16h,17h,18h,19h, etc,qual é o tempo presioso? O que faz na vida? nadaxnada=nada.

Andas de burka porque te convém assim o disseste n inicio.
As armas que utilizas são de frustração de incomptência de maldade de intriga e de cobardia. O que não consegues expressar em casa, descarregas encapossada nas pessoas através do blog.
Vai-te curar como diz a Graça, não vales a cinza de cigarro, daí andares de burka.

Não te metas comigo, não me faças descer ao teu nível, porque não sou feito do mesmo mel daqueles que insultas-te e ameaças-te e não tenho telhados de vidro.

Sou:E.A

Graça Gomes disse...

Olá, amigo!
Não percas tempo com quem não merece.
Um abraço.