São apenas 18 km² de terras áridas, originárias das erupções de quatro vulcões, hoje inactivos. Pertencente ao Chile, ela é a porção de terra habitada mais isolada do resto da humanidade, em todo o Planeta e também a mais misteriosa. Qualquer terra mais próxima, está a uma distância de 3000 a 3200km, por isso os pascoenses chamam-na de "umbigo do mundo". É de imensa solidão, cercada pelas águas perigosas do sul do Oceano Pacífico.
Este pequeno pedaço de terra da Oceânia, hoje uma das sete maravilhas do mundo, foi descoberto, por acaso, pelo almirante holandês Jacob Roggeveen, justamente num domingo de Páscoa de 1772. Actualmente, é designada pelos pascoenses de Rapa-Nui.
A ilha de Páscoa é a terra dos "Moais", gigantescas esculturas, construídas com rochas vulcânicas. As dimensões e pesos são variáveis, indo de três a vinte metros de altura, com algumas dezenas de toneladas. Feitas com material relativamente frágil, a lava vulcânica petrificada, deveriam ser deslocadas com muito cuidado e com as mãos, pois não havia máquinas, para esse fim, naquela época. Tal façanha à luz da razão é inteiramente impossível, levando-se em consideração a natureza do terreno que é acidentado e pedregoso. São centenas de homens gigantescos espalhados pela pequena superfície da ilha, ao todo, mais de mil.
Têm sempre no rosto a mesma expressão, voltada para o mar, e parecem vigiar os horizontes desde todos os tempos, com olhar distante e sereno. Colossais, imponentes, insondáveis.
Muito se estudou e se estuda sobre eles e, no entanto, continuam sendo um dos mais inexplicáveis mistérios do planeta Terra...
Desejo a todos os amigos e visitantes deste blog uma boa Páscoa, com muitos folares e amêndoas.
3 comentários:
Olá Graça,
É sempre um prazer visitar os teus comentários.
Uma boa Páscoa para ti e para os teus amigos.
sem duvida um dos meus destinos de eleição quando quiser fazer uma viagem assim para mais longe! a ilha da pascoa e machu pichu sao os sitios que mais chamam por mim!
Já somos dois, Leandro!
Existe um certo fascínio na ilha de Páscoa, feito de mistérios por desvendar, nesse lugar mais isolado e, talvez, mais misterioso do mundo.
Um beijo
Enviar um comentário