Lebução fica situada em lugar alto e aprazível, na margem esquerda do rio Calvo, entre montanhas onde o tempo guardou riquezas e mistérios. A 25km da sede do concelho, goza de um clima de montanha com invernos frios, verões quentes e de paisagens deslumbrantes.

É uma aldeia tradicionalmente vocacionada para a agricultura (centeio, batata, castanha e vinho) e para o comércio de largas tradições. Em tempos remotos, Lebução, foi o centro das transacções comerciais de uma enorme área circundante, que se efectuavam por troca directa de produtos.

Monumentalmente, a Igreja abraça, do alto das suas torres sineiras, todo o casario disposto em anfiteatro e chama os fiéis à oração. É obra da renascença, de muros altos e bem alinhados, construção de uma só nave. O retábulo do altar-mor, é de apreciável valor artístico, com colunas salomónicas e motivos ornamentais e simbólicos, realçando as arquivoltas que guarnecem a abóbada polícroma da tribuna.O Orago da freguesia é S. Nicolau, mas a principal referência religiosa desta terra é Nossa Senhora dos Remédios, que tem o seu dia no calendário religioso - 8 de Setembro.

Aqui, como em todo o Nordeste de Portugal, usa-se uma linguagem oral, um conjunto de termos e expressões que, pouco a pouco, se vão perdendo com a partida dos mais idosos.

A hospitalidade está presente nas vivências diárias, marcadas por um espírito de partilha e solidariedade. A porta das casas de Lebução está sempre aberta para receber, à boa maneira transmontana, "quem vier por bem".


A ideia deste Blogue, surgiu da necessidade de preservar a identidade desta comunidade, aproximando todos os Lebuçanenses da sua terra natal.

A feira do Folar de Valpaços

sexta-feira, 7 de maio de 2010

Encontro Cultural Universidade Sénior de Valpaços


Boa Tarde,

Começo por agradecer a vossa presença neste evento que marca o arranque das nossas actividades culturais deste ano.

Inserido nas comemorações do trigésimo sexto aniversário do 25 de Abril, mais uma vez, a UNIVERSIDADE SÉNIOR, com o apoio da Câmara Municipal, da Escola Secundária de Valpaços, da Santa Casa da Misericórdia, do Corpo Nacional de Escutas nº329, e da Rede de Universidades de Terceira Idade (RUTIS), organizou este encontro cultural, que esperamos seja educativo e, sobretudo, vá ao encontro das vossas expectativas.

O tema é controverso e pertinente,
A conjuntura actual é crítica,
Os valores de Abril são cada vez mais questionáveis.

Em 2005 A filha de Salgueiro Maia em entrevista ao correio da manhã, refere-se ao pai da seguinte forma: “Se ele voltasse ao mundo ficaria chocado com o estado do País. Ele lutou por uma coisa que, com o tempo, acabámos por distorcer: a questão da liberdade levada demasiado a fundo, sem limites.”.
Concluiu ainda: “Se o meu pai fosse vivo, faria de novo o 25 de Abril”.

Em 2007, Oliveira Salazar foi eleito “O Maior Português de Todos os Tempos”, através de um concurso realizado na R.T.P que envolveu todos os portugueses.

Em 2009, Manuela Ferreira Leite, num acto de desabafo político exprime-se da seguinte forma:
«Eu não acredito em reformas quando se está em democracia, quando não se está em democracia, é outra conversa” … “e até não sei, se a certa altura, não é bom haver seis meses sem democracia, mete-se tudo na ordem e depois então, venha a democracia»

Hoje mesmo, o Presidente da Republica, Professor Cavaco Silva, afirmou que partilha da opinião de Jorge Sampaio, mostrando-se insatisfeito com a qualidade da democracia portuguesa.

A toda a hora, em jornais, revistas e televisões fala-se em “asfixia democrática”.

Muitas questões e dúvidas nos rodeiam…
Muitas liberdades nos desassossegam…
Muita preocupação nos assola…

Vive-se actualmente um desconforto político e social.
Torna-se pertinente discutir estes temas sempre actuais e preocupantes.

Para debater o “25 de Abril, 36 anos depois” estão:
O Sr. Presidente da Câmara Municipal de Valpaços, Eng. Francisco Tavares,
Dr. Agostinho Nogueira,
Sr. Gaspar Borges,
Eng. Augusto Lage,
Prof. Manuel Jeremias,
Eng. Abel Ribeiro
Sr. António Escudeiro.

A Universidade Sénior de Valpaços agradece a vossa presença.


(Discurso de abertura do debate, proferido pelo Director da Universidade Sénior de Valpaços, Arquitecto Bruno Salvador. )

4 comentários:

Maria Alves disse...

O Director da Universidade Sénior de Valpaços. Arquitecto Bruno Salvador, na abertura do Encontro Cultural, apresentando os Oradores.
Parabéns senhor arquitecto. O seu empenho e dedicação já estão a dar frutos.

Nazaré Duarte disse...

A Universidade Sénior de Valpaços continua a marcar pontos no panorama cultural Valpacense.
Parabéns a todos quantos estão ligados a este projecto.

António M. E. disse...

São eventos como este que dão a Valpaços uma projecção cultural de grande alcance.
Valpaços merece. Estamos todos de parabéns.

Maria Valpaços disse...

O Director da Universidade também é Sénior?
É que está muito conservadinho...