Lebução fica situada em lugar alto e aprazível, na margem esquerda do rio Calvo, entre montanhas onde o tempo guardou riquezas e mistérios. A 25km da sede do concelho, goza de um clima de montanha com invernos frios, verões quentes e de paisagens deslumbrantes.

É uma aldeia tradicionalmente vocacionada para a agricultura (centeio, batata, castanha e vinho) e para o comércio de largas tradições. Em tempos remotos, Lebução, foi o centro das transacções comerciais de uma enorme área circundante, que se efectuavam por troca directa de produtos.

Monumentalmente, a Igreja abraça, do alto das suas torres sineiras, todo o casario disposto em anfiteatro e chama os fiéis à oração. É obra da renascença, de muros altos e bem alinhados, construção de uma só nave. O retábulo do altar-mor, é de apreciável valor artístico, com colunas salomónicas e motivos ornamentais e simbólicos, realçando as arquivoltas que guarnecem a abóbada polícroma da tribuna.O Orago da freguesia é S. Nicolau, mas a principal referência religiosa desta terra é Nossa Senhora dos Remédios, que tem o seu dia no calendário religioso - 8 de Setembro.

Aqui, como em todo o Nordeste de Portugal, usa-se uma linguagem oral, um conjunto de termos e expressões que, pouco a pouco, se vão perdendo com a partida dos mais idosos.

A hospitalidade está presente nas vivências diárias, marcadas por um espírito de partilha e solidariedade. A porta das casas de Lebução está sempre aberta para receber, à boa maneira transmontana, "quem vier por bem".


A ideia deste Blogue, surgiu da necessidade de preservar a identidade desta comunidade, aproximando todos os Lebuçanenses da sua terra natal.

A feira do Folar de Valpaços

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Onda Sénior debate Blogosfera


"Meus bons amigos bloger's, o blog Valpassos D'oje dá musica a todos seus amigos e seguidores, vão poder ouvir a Rádio Larouco de Chaves assim que visitem o blog, e a Rádio Larouco porquê?Actualmente a cidade de Valpaços não tem cá uma rádio a trabalhar Rádio Valpaços só no nome, o que me entristece profundamente, pois é a minha grande paixão, comecei na rádio no longínquo ano de 1989 quando as rádios locais tiveram uma grande explosão, e deixaram de ser piratas, a partir daí ficou um enorme bichinho que jamais irá desaparecer. Rádio Larouco com quem tenho afinidades e bons amigos, por ser a que mais se assemelha com o nosso concelho e onde juntamente com a Universidade Sénior de Valpaços (RUTIS), apresentamos todos as quintas-feiras das 19 às 20 um programa de rádio de seu nome 'Onda Sénior'. Espero que seja do vosso agrado."


E eu que ando numa de "surripiar" hoje virei-me para o meu amigo Vítor Loureiro, autor do Blog Valpassos D'oje , e retirei, sem falar com ele, o que atrás ficou exposto.

Vou acrescentar que o programa de ontem, muito familiar, virou-se para a blogosfera, em toda a sua abrangência, com as limitações do tempo, como é óbvio.

Os convidados:

Celestino Chaves - blog Valpaço-lo-Velho

Bruno Salvador - blog Casa do Povo de Sonim

Graça Gomes - blog Lebução de Valpaços

Moderadora - Jornalista do "Tribuna Valpacense", Liliana Alves

Responsável pelo programa - Vítor Loureiro

2 comentários:

Alexandra Gomes disse...

Olá cara amiga prof. Graça.
Sem dúvida é uma pena não termos uma rádio na nossa cidade!
Na fotografia estava com um bocadinho de sono, eheheheh...

Bjinhos

Graça Gomes disse...

Sono, Alexandra? Achas que num programa de rádio se pode estar com sono? Concentração, querias tu dizer!
Olha para o Bruno. Está concentrado como eu.