Lebução fica situada em lugar alto e aprazível, na margem esquerda do rio Calvo, entre montanhas onde o tempo guardou riquezas e mistérios. A 25km da sede do concelho, goza de um clima de montanha com invernos frios, verões quentes e de paisagens deslumbrantes.

É uma aldeia tradicionalmente vocacionada para a agricultura (centeio, batata, castanha e vinho) e para o comércio de largas tradições. Em tempos remotos, Lebução, foi o centro das transacções comerciais de uma enorme área circundante, que se efectuavam por troca directa de produtos.

Monumentalmente, a Igreja abraça, do alto das suas torres sineiras, todo o casario disposto em anfiteatro e chama os fiéis à oração. É obra da renascença, de muros altos e bem alinhados, construção de uma só nave. O retábulo do altar-mor, é de apreciável valor artístico, com colunas salomónicas e motivos ornamentais e simbólicos, realçando as arquivoltas que guarnecem a abóbada polícroma da tribuna.O Orago da freguesia é S. Nicolau, mas a principal referência religiosa desta terra é Nossa Senhora dos Remédios, que tem o seu dia no calendário religioso - 8 de Setembro.

Aqui, como em todo o Nordeste de Portugal, usa-se uma linguagem oral, um conjunto de termos e expressões que, pouco a pouco, se vão perdendo com a partida dos mais idosos.

A hospitalidade está presente nas vivências diárias, marcadas por um espírito de partilha e solidariedade. A porta das casas de Lebução está sempre aberta para receber, à boa maneira transmontana, "quem vier por bem".


A ideia deste Blogue, surgiu da necessidade de preservar a identidade desta comunidade, aproximando todos os Lebuçanenses da sua terra natal.

A feira do Folar de Valpaços

domingo, 30 de maio de 2010

Quentinhos a sair do forno


O Duarte Ferreira é um mestre na arte da panificação e foi das suas mãos prendadas que saíu esta maravilha. Desde os quinze anos que põe as mãos na massa e fá-lo como poucos. Eu estou aqui para o provar porque sou cliente assídua dos seus excelentes produtos. O pão, que dia a dia fabrica, confeccionado, ainda, por métodos artesanais, faz a delícia de quem tem o privilégio de o consumir. E há pessoas, aquelas que sabem apreciar um bom pão, que vêm de longe abastecer-se a Lebução.

Dos folares não vou dizer mais nada, porque o melhor será prová-los. Qual João Padeiro qual folar daqui qual folar dali!

O melhor folar que se pode comer no concelho de Valpaços é, sem margem para qualquer dúvida, confeccionado em Lebução.




13 comentários:

Márcia Costa disse...

Grandes Folares!

Muita gente não conhece mas posso confirmar que estes folares são os melhores de Portugal!

Posso dizer por experiência própria que não há folares como os de Lebução, principalmente os maravilhosos folares de carne...

E a prova disso está à disposição de todos... Será certamente um grande desafio alguem conseguir encontrar folar mais gostoso!!!

E mais uma vez, este blogue divulga mais uma maravilha desta grande aldeia do Norte de Portugal!

Bjinhos

José Doutel Coroado disse...

Cara Profª Graça,
muito folgo em que traga tão belos folares até ao mundo virtual...
quanto à magna questão do melhor folar do mundo...
Só provando!
depois de provado se saberá!
abs

Graça Gomes disse...

Olá, Márcia!
Só diz o contrário quem nunca os provou, como o Srº Coroado. Mas tenho de o convencer.
Quanto a ti, Márcia, admiro muito essa postura que te leva a ter orgulho nas origens. Lebução precisa de gente como tu, que embora longe, nunca esquecem este chão.
Um beijo.

José Doutel Coroado disse...

Cara Profª Graça,
não provei mas estou disponível e cheio de vontade para...
abs

Graça Gomes disse...

Eu prometo que essa prova há-de chegar. Não sei quando, mas a promessa fica feita. E hei-de ver o Srº Coroado rendido, como todos, aos folares de Lebução.

Leandro Afonso disse...

Mas que optimo folar, tá mesmo bonito!!! mas que fome que dá ao olhar para essa foto :)

Beijo!

Rui André Martins disse...

Graça
Só te esqueces de dizer que apesar destas maravilhas que temos em Lebução ainda temos muitas pessoas que preferem ir comprar aos de fora.
São opções sabe-se lá porquê.

Bruno Salvador disse...

E eu que o diga. O folar é mesmo bom. Uma delícia. A prof. Graça devia ser nomeada a embaixatriz dos produtos e produtores de Lebução, pois não haverá ninguém melhor posicionado para divulgar e defender os que de melhor se faz em Lebução.
O meu voto já está lícito. Aguardam-se novos apoios.

Beijo,
B.S.


PS (Este folar é mesmo bom...)

Unknown disse...

É verdade tudo o que aqui se escreveu!!!
Os folares da "Padaria Duarte & Companhia"são uma maravilha!!!
Eu e a minha cunhada Paula adoramos e devoramos...principalmente quando estão quentinhos.

Graça,

Continua com a divulgação das riquezas dessa terra

Beijos

Susana

Anónimo disse...

Olá Graça:
O padeiro, eu não conheço; mas o folar, posso dizer, "é do melhor que há".
Bjs
Arminda

dmpires disse...

Realmente é verdade. Já tive a oportunidade de provar os folares de Lebução e, cada vez que o faço, vem-me à memória o petisco que eram aqueles que a minha mãe fazia.
Obrigado, Graça, por me fazer regressar à infância dos sabores.

Tatiana Ferreira disse...

Estes folares são realmente maravilhosos, uma marca da nossa região. A população de Lebução deveria agradecer a importante divulgação dos produtos da terra.
Obrigada Prof Graça por continuar a lutar para que a nossa terra não caia no esquecimento!

Alexandra Gomes disse...

Estes folares têm um aspecto delicioso!...
Que maravilha.... hummmmmmmmmmmm....

Bjinhos