Lebução fica situada em lugar alto e aprazível, na margem esquerda do rio Calvo, entre montanhas onde o tempo guardou riquezas e mistérios. A 25km da sede do concelho, goza de um clima de montanha com invernos frios, verões quentes e de paisagens deslumbrantes.

É uma aldeia tradicionalmente vocacionada para a agricultura (centeio, batata, castanha e vinho) e para o comércio de largas tradições. Em tempos remotos, Lebução, foi o centro das transacções comerciais de uma enorme área circundante, que se efectuavam por troca directa de produtos.

Monumentalmente, a Igreja abraça, do alto das suas torres sineiras, todo o casario disposto em anfiteatro e chama os fiéis à oração. É obra da renascença, de muros altos e bem alinhados, construção de uma só nave. O retábulo do altar-mor, é de apreciável valor artístico, com colunas salomónicas e motivos ornamentais e simbólicos, realçando as arquivoltas que guarnecem a abóbada polícroma da tribuna.O Orago da freguesia é S. Nicolau, mas a principal referência religiosa desta terra é Nossa Senhora dos Remédios, que tem o seu dia no calendário religioso - 8 de Setembro.

Aqui, como em todo o Nordeste de Portugal, usa-se uma linguagem oral, um conjunto de termos e expressões que, pouco a pouco, se vão perdendo com a partida dos mais idosos.

A hospitalidade está presente nas vivências diárias, marcadas por um espírito de partilha e solidariedade. A porta das casas de Lebução está sempre aberta para receber, à boa maneira transmontana, "quem vier por bem".


A ideia deste Blogue, surgiu da necessidade de preservar a identidade desta comunidade, aproximando todos os Lebuçanenses da sua terra natal.

A feira do Folar de Valpaços

segunda-feira, 21 de junho de 2010

A maior goleada de sempre







A maior goleada até ao momento no Mundial 2010, imposta por Portugal à Coreia do Norte (7-0) na segunda ronda do Grupo G, tem dominado os destaques da imprensa internacional.

"Renasce Portugal", titula o diário desportivo espanhol "Marca", onde se lê que "a selecção lusa goleia sem piedade a Coreia do Norte e acaricia os oitavos-de-final", enquanto o francês "L'Equipe" escreve que "Portugal caminha sobre as águas", destacando "a dupla satisfação" pelo "grande passo" rumo à fase seguinte e "o reencontro de Ronaldo goleador". Para a agência noticiosa espanhola EFE, Portugal "despedaçou a muralha norte-coreana" e fez reaparecer o 7-0 num Mundial, 36 anos depois de a Polónia se ter imposto ao Haiti por igual resultado no Alemanha 1974, um registo só verificado quatro vezes em fases finais da prova.






8 comentários:

Alexandra Gomes disse...

Depois de no dia de ontem o nosso prémio nobel ter levado consigo as palavras, hoje a nossa selecção bastante empurrada por todos nós trouxe os golos que tanto ambicionavamos. Com esta ATITUDE, este QUERER, é dificil alguma equipa por mais estrelas que tenham quebrar este sonho, esta ambição.
Esta Correia foi muito fraquinha!!!!
Jogamos com uma autêntica equipa Portuguesa!!!

Força Portugal

Armando Sena disse...

Às vezes dá-nos para isto. Haja continuidade.

José Doutel Coroado disse...

Cara Profª Graça,
claro que fiquei feliz com a vitória e o bom jogo da selecção.
Mas preocupa-me esta disfunção bi-polar da nossa sociedade amante do futebol.
Quem os ouvisse depois do jogo com a Costa do Marfim, a selecção estava condenada a ficar nesta fase...
Agora somos os maiores...
Como será depois do jogo com o Brasil? e no jogo seguinte?
abs

Anónimo disse...

Rendo-me a ti meu Príncipe dos relvados, alegria de todos nós, orgulho de Portugal.
És o maior!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
E lindo !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Leandro Afonso disse...

Só espero que no jogo com o Brasil nao se apresentem em campo como se já fossem os campeoes... Pelo menos passar a frase de grupos seria bem bom!

beijinhos!

Anónimo disse...

portugal e o maior

Anónimo disse...

A partir de agora a Coreia passa a ser a 7a maravilha de portugal! Grande jogo, grande Raul Meireles que sem se esforçar muito inaugurou o marcador para Poratugal. Clubismos à parte estão todos de parabéns, só espero que não tenham gasto os golos todos.. E já agora o melhor jogador do mundo... Ao feriado sou eu!!!

Anónimo disse...

Passo a corrigir o comentário que acabei de escrever... Onde está escrito Poratugal, lê-se PORTUGAL! Desculpem-me todos fachabor pois a minha primária foi a bola. Portugal forever!!!... And ever.