Lebução fica situada em lugar alto e aprazível, na margem esquerda do rio Calvo, entre montanhas onde o tempo guardou riquezas e mistérios. A 25km da sede do concelho, goza de um clima de montanha com invernos frios, verões quentes e de paisagens deslumbrantes.

É uma aldeia tradicionalmente vocacionada para a agricultura (centeio, batata, castanha e vinho) e para o comércio de largas tradições. Em tempos remotos, Lebução, foi o centro das transacções comerciais de uma enorme área circundante, que se efectuavam por troca directa de produtos.

Monumentalmente, a Igreja abraça, do alto das suas torres sineiras, todo o casario disposto em anfiteatro e chama os fiéis à oração. É obra da renascença, de muros altos e bem alinhados, construção de uma só nave. O retábulo do altar-mor, é de apreciável valor artístico, com colunas salomónicas e motivos ornamentais e simbólicos, realçando as arquivoltas que guarnecem a abóbada polícroma da tribuna.O Orago da freguesia é S. Nicolau, mas a principal referência religiosa desta terra é Nossa Senhora dos Remédios, que tem o seu dia no calendário religioso - 8 de Setembro.

Aqui, como em todo o Nordeste de Portugal, usa-se uma linguagem oral, um conjunto de termos e expressões que, pouco a pouco, se vão perdendo com a partida dos mais idosos.

A hospitalidade está presente nas vivências diárias, marcadas por um espírito de partilha e solidariedade. A porta das casas de Lebução está sempre aberta para receber, à boa maneira transmontana, "quem vier por bem".


A ideia deste Blogue, surgiu da necessidade de preservar a identidade desta comunidade, aproximando todos os Lebuçanenses da sua terra natal.

A feira do Folar de Valpaços

sábado, 17 de julho de 2010

Viagem de estudo dos alunos da Universidade Sénior de Valpaços


UNIVERSIDADE SÉNIOR DE VALPAÇOS

Leva os seus alunos em viagem de estudo


Como já vem sendo hábito, o final do ano lectivo da Universidade Sénior de Valpaços, culminou com uma saída por vários locais do país, onde a palavra de ordem foi a boa disposição e alegria de todos que integraram a viagem.

No transacto dia 26 de Junho, por volta da 7.30 horas da manhã eram já muitos os que se aglomeravam junto das imediações da Câmara Municipal de Valpaços para mais uma jornada que prometia ser de animada confraternização e salutar convívio sob os auspícios dos raios de sol que romperam logo pela manhã. A saída estava marcada para a 8 horas e, sem atrasos de maior, o grupo seguiu viagem rumo ao primeiro ponto de paragem que seria a bem conhecida vila de Óbidos. Lá chegados, o grupo teve logo uma agradável surpresa uma vez que estava a decorrer a já tradicional viagem medieval. Foi tempo para, depois de formados alguns grupos, partirmos para a aventura, explorando os recantos da vila, nomeadamente, a já conhecida muralha e respectivo castelo que constituem o ex-libris da mesma. Muitos detiveram-se na contemplação da paisagem, não querendo deixar de registar o momento para a posteridade com várias fotografias, outros preferiram explorar as várias lojas da vila que estão disseminadas pelas várias artérias daquela, onde não faltam o artesanato, iguarias da região, entre outros. O que não faltou também e muitos não quiseram deixar de provar foi a famosa ginjinha servida em copo de chocolate que fez as delícias de todos.
Regressados ao autocarro foi hora de rumar a Fátima onde o grupo ficou alojado para o dia seguinte num ambiente acolhedor e hospitaleiro. Durante o percurso não faltaram cantigas e anedotas que arrancaram sentidas gargalhadas ao grupo.
Depois de devidamente acomodados, foram muitos os que aproveitaram para visitar o santuário de Fátima, culminando com a habitual procissão de velas no final do dia.
No dia seguinte, tal como o anterior, o dia prometia e o sol continuava convidativo. Rumamos então à Figueira da Foz onde nos aguardava um espectáculo ao qual assistimos no casino daquela cidade.
Posto isto, o autocarro aguardava-nos para regressarmos a casa e, no final, a opinião era unânime, tendo o grupo tecido rasgados elogios à organização a qual, por sua vez, promete continuar a promover este tipo de saídas onde a prioridade reside na aproximação dos vários intervenientes, fomentando o encontro e partilha de experiências, onde a amizade, sai sempre reforçada.




















3 comentários:

Teresa Sarmento disse...

Lindas imagens de pessoas alegres e divertidas. A universidade senior de Valpaços trouxe um novo ânimo a esta terra.
Parabéns a todos.

João Castelo Branco disse...

Há aí uns séniores muito conservadinhos. Eu gostava de saber qual o segredo desta eterna juventude.

Maria Saudade disse...

Fico contente com todas as iniciativas que levam gente à minha terra, quase despovoada.
Sempre que aí vou sinto imensas saudades do tempo em quee éramos muitos em todas as casas.
Parabéns à Universidade Sénior por fazer o que faz por Valpaços. Parabéns ao Director, Arq. Bruno Salvador, por por a minha terra a mexer.