Lebução fica situada em lugar alto e aprazível, na margem esquerda do rio Calvo, entre montanhas onde o tempo guardou riquezas e mistérios. A 25km da sede do concelho, goza de um clima de montanha com invernos frios, verões quentes e de paisagens deslumbrantes.
É uma aldeia tradicionalmente vocacionada para a agricultura (centeio, batata, castanha e vinho) e para o comércio de largas tradições. Em tempos remotos, Lebução, foi o centro das transacções comerciais de uma enorme área circundante, que se efectuavam por troca directa de produtos.
Monumentalmente, a Igreja abraça, do alto das suas torres sineiras, todo o casario disposto em anfiteatro e chama os fiéis à oração. É obra da renascença, de muros altos e bem alinhados, construção de uma só nave. O retábulo do altar-mor, é de apreciável valor artístico, com colunas salomónicas e motivos ornamentais e simbólicos, realçando as arquivoltas que guarnecem a abóbada polícroma da tribuna.O Orago da freguesia é S. Nicolau, mas a principal referência religiosa desta terra é Nossa Senhora dos Remédios, que tem o seu dia no calendário religioso - 8 de Setembro.
Aqui, como em todo o Nordeste de Portugal, usa-se uma linguagem oral, um conjunto de termos e expressões que, pouco a pouco, se vão perdendo com a partida dos mais idosos.
A hospitalidade está presente nas vivências diárias, marcadas por um espírito de partilha e solidariedade. A porta das casas de Lebução está sempre aberta para receber, à boa maneira transmontana, "quem vier por bem".
A ideia deste Blogue, surgiu da necessidade de preservar a identidade desta comunidade, aproximando todos os Lebuçanenses da sua terra natal.
10 comentários:
Os meus parabens e que perdure por muitos anos :D
Parabéns ao Blog, mas quem os merece é a "Mãe" !!!
Graça,obrigada por nos manteres ao corrente de tudo o que se passa em Lebução e arredores!
Bem haja!
Beijos
Susana Martins
Cara Profª Graça,
parabéns ao feliz aniversariante e a quem lhe dá vida.
abs
Hoje o blogue já anda. Tem um Ano. Mas que bom termos sempre Lebução à mão. Matamos saudades, Vemos pessoas conhecidas, as casas, as ruas enfim, passa-nos um pouco de nós com toads as estórias inerentes. Sem ti Graça isto não seria possivel. Há sempre pessoas que fazem muito pela terra com tão pouco. Quem diria é fantastico. e já agora deixem-me dizer Lebução jamais será de Valpaços a partir de agora. Lebução é do Mundo.
um abrço a voces todos.
ZÉ
Parabéns e muitos anos de vida próspera.
Parabens sr. "BLOG" pelo 1º ano de vida.
Parabens por viajar por todos os cantos do planeta informando os filhos da terra dos acontecimentos mais banais aos eventos mais publicos, particulares e sociais, e divulgando o seu património mais antigo ao mais moderno, sem esquecer as suas gentes.
Como não podia deixar de ser parabens á prof. GRAÇA pela sua dedicação, porque por vezes é preciso ter estofo......
Foi pena não ocupado um lugar de chefia num serviço público dentro da sede de concelho, talvez LEBUÇÃO não estivesse a passar pela deserção de tanta gente.
Parabens amiga
Sou: E.A.
Parabéns ao blog que já mostrou Lebução ao mundo, talvez como ninguém o fizera antes. Parabéns à Graça que lhe deu vida e o conduz com todo o seu saber. Muitos anos de vida.
Domingos
Parabéns ao Blogue "Lebução de Valpaços" e a quem o dirige por nos presentear com tanta e diversa informação.
Parabéns também aos lebuçanenses que com este blogue mostram ao mundo a diversidade cultural das suas iniciativas e das suas gentes.
Obrigado Prof. Graça por nos enriquecer culturalmente e por enobrecer esta nossa região cada vez mais distante do Mundo. Só com muito altruísmo e apego pelas gentes e pela terra que a viu nascer, é que este Blogue, se mantém sempre actual.
Tal como diz "Eliseu Afonso";
"Foi pena não ter ocupado um lugar de chefia num serviço público dentro da sede de concelho, talvez LEBUÇÃO não estivesse a passar pela deserção de tanta gente."
...não poderia estar mais de acordo.
Parabéns
Muitos parabéns a este magnífico blog...
Bjinhos
Bem Haja, amiga Graça e gente boa de Lebução. Este espaço está a cumprir a sua missão, divulgando a cultura, tradições e segredos ancestrais de uma comunidade, sendo ao mesmo tempo um ponto de encontro de amigos e gerações.
Grande Abraço
Enviar um comentário