Lebução fica situada em lugar alto e aprazível, na margem esquerda do rio Calvo, entre montanhas onde o tempo guardou riquezas e mistérios. A 25km da sede do concelho, goza de um clima de montanha com invernos frios, verões quentes e de paisagens deslumbrantes.

É uma aldeia tradicionalmente vocacionada para a agricultura (centeio, batata, castanha e vinho) e para o comércio de largas tradições. Em tempos remotos, Lebução, foi o centro das transacções comerciais de uma enorme área circundante, que se efectuavam por troca directa de produtos.

Monumentalmente, a Igreja abraça, do alto das suas torres sineiras, todo o casario disposto em anfiteatro e chama os fiéis à oração. É obra da renascença, de muros altos e bem alinhados, construção de uma só nave. O retábulo do altar-mor, é de apreciável valor artístico, com colunas salomónicas e motivos ornamentais e simbólicos, realçando as arquivoltas que guarnecem a abóbada polícroma da tribuna.O Orago da freguesia é S. Nicolau, mas a principal referência religiosa desta terra é Nossa Senhora dos Remédios, que tem o seu dia no calendário religioso - 8 de Setembro.

Aqui, como em todo o Nordeste de Portugal, usa-se uma linguagem oral, um conjunto de termos e expressões que, pouco a pouco, se vão perdendo com a partida dos mais idosos.

A hospitalidade está presente nas vivências diárias, marcadas por um espírito de partilha e solidariedade. A porta das casas de Lebução está sempre aberta para receber, à boa maneira transmontana, "quem vier por bem".


A ideia deste Blogue, surgiu da necessidade de preservar a identidade desta comunidade, aproximando todos os Lebuçanenses da sua terra natal.

A feira do Folar de Valpaços

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Festa em honra de Nossa Senhora dos Remédios


Lebução começa a engalanar-se para receber os muitos forasteiros que, anualmente, visitam esta localidade, por ocasião das festas de Nossa Senhora dos Remédios.

Do extenso e diversificado programa vou salientar a solene procissão de Domingo, com dezenas de andores, anjinhos e figuras alegóricas, e o animado arraial com dois conjuntos musicais e uma afamada banda.

Tenho a certeza que todos os lebuçanenses e visitantes vão tirar o pé do chão, como nos anos anteriores, e dançar até o sol raiar...


9 comentários:

José Doutel Coroado disse...

Cara Profª Graça,
que as Festas corram pelo melhor, juntando os lebuçanenses num são convívio
abs

António Melo disse...

Esta festa pautou-se, desde sempre, pela sua grandiosidade.
No meu tempo, em Chaves, no dia da festa de Lebução ninguém ficava em casa.
E então quando as bandas eram "Os Canários" e "Os Pardais"!
Grandes tempos que eu recordo com muita saudade!

Anónimo disse...

A Senhora dos Remédios
Tem uma fita Amarela
Que lha deram os soldados
Quando voltaram da guerra.

Anónimo disse...

Mas afinal Lebução está sempre em festa?
Que raio de gente é esta que não tem tempo para trabalhar.
Vou pensar em fixar residência em Lebução.
Bela vida, sim senhor!...

Graça Gomes disse...

E a saga continua:
O anónimo volta a atacar.
Querem lá ver que é este anónimo, que passa grande parte do seu dia ligado ao computador (é o que presumo das mensagens por ele deixadas) que vem fazer o trabalho à gente de Lebução?
Haja paciência!!!!!!!!!!

LMT disse...

Este anonimo ten e dor de cotovelo

Graça Gomes disse...

Nem mais!
Ele tem é dor de cotovelo.
E contra esse mal não há remédio...

Unknown disse...

Lebução está em Festa. Infelizmente à ultima hora não pude ir. Desejo a todos os lebuçanenses um Óptimo fim de Semana. Mas, como eu gostaria de aí estar!... Paciencia para o ano.
Alguem disse que Lebução está sempre em festa. Mas isso é verdade quando nos deslocamos, ou outras pessoas a Lebução é como se estivessemos em festa. Viva Lebução !..............

Graça Gomes disse...

Tenho muita pena que não estejas presente na nossa festa.
Isto está animado e promete mais animação!
Um beijo e até sempre.