Lebução fica situada em lugar alto e aprazível, na margem esquerda do rio Calvo, entre montanhas onde o tempo guardou riquezas e mistérios. A 25km da sede do concelho, goza de um clima de montanha com invernos frios, verões quentes e de paisagens deslumbrantes.

É uma aldeia tradicionalmente vocacionada para a agricultura (centeio, batata, castanha e vinho) e para o comércio de largas tradições. Em tempos remotos, Lebução, foi o centro das transacções comerciais de uma enorme área circundante, que se efectuavam por troca directa de produtos.

Monumentalmente, a Igreja abraça, do alto das suas torres sineiras, todo o casario disposto em anfiteatro e chama os fiéis à oração. É obra da renascença, de muros altos e bem alinhados, construção de uma só nave. O retábulo do altar-mor, é de apreciável valor artístico, com colunas salomónicas e motivos ornamentais e simbólicos, realçando as arquivoltas que guarnecem a abóbada polícroma da tribuna.O Orago da freguesia é S. Nicolau, mas a principal referência religiosa desta terra é Nossa Senhora dos Remédios, que tem o seu dia no calendário religioso - 8 de Setembro.

Aqui, como em todo o Nordeste de Portugal, usa-se uma linguagem oral, um conjunto de termos e expressões que, pouco a pouco, se vão perdendo com a partida dos mais idosos.

A hospitalidade está presente nas vivências diárias, marcadas por um espírito de partilha e solidariedade. A porta das casas de Lebução está sempre aberta para receber, à boa maneira transmontana, "quem vier por bem".


A ideia deste Blogue, surgiu da necessidade de preservar a identidade desta comunidade, aproximando todos os Lebuçanenses da sua terra natal.

A feira do Folar de Valpaços

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Centenário da República - comemorações em Valpaços


A cidade de Valpaços vestiu-se a rigor para comemorar o Centenário da Implantação da República. A iniciativa foi da Câmara Municipal e teve como convidado de honra o Deputado da Assembleia da República, Dr. António Montalvão Machado, que discursou numa sessão solene realizada no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

O Presidente do Município Eng. Francisco Baptista Tavares, usou da palavra e brindou os presentes, como já é habitual, com uma autêntica lição de História. Enquadrou os acontecimentos ocorridos no dia 05 de Outubro de 1910 e a Implantação da República, em factos locais e regionais o que tornou a palestra mais motivadora.
A cerimónia encerrou pelas 15 horas com um concerto da Banda Municipal.





4 comentários:

celestino disse...

Foi de tal ordem o (en)cargo que me atribuiram que, desde há cerca de mês e meio, nem tempo tenho tido para os amigos. Resta-me a consolação de saber que merecerei o seu perdão.
Ontem também estive no içar da bandeira. Não deu para mais. Que pena não ter dado pela tua presença. Já não nos vemos nem conversamos há muito. A ver se a gente se encontra um dia destes para desenferrujar.

Beijinhos, minha amiga.

Celestino

Graça Gomes disse...

Pois, eu já tinha dado pela tua falta (tu és dos que não passam despercebidos) e, também, já tinha saudades de desenferrujar contigo, que me entendes. Estava a aguardar o cinco de Outubro data de encontro de alguns valpacenses. Acontece que também não consegui por-te os olhos em cima. Das duas uma: um de nós tomou chá de sumiço, como diz o brasileiro.
Mas o que eu digo, é que há mais marés que marinheiros.
Até à próxima e um beijo.

J. Maria Castro disse...

Do Blog Clube de História de Valpaços, excelente, no meu entender,retirei parte de um bem elaborado texto sobre as comemorações, em Valpaços, do Centenário da República:

"...Hoje, na cidade de Valpaços, encontra-se a decorrer, desde as 10 horas mais uma cerimónia comemorativa do mesmo evento por iniciativa da Câmara Municipal que conta com a participação da Banda Municipal, integra uma sessão solene a realizar no auditório do pavilhão multi-usos com intervenções do Presidente do Município, Engenheiro Francisco Baptista Tavares e do Dr. António Montalvão Machado, Deputado da Assembleia da República, cerimónia esta que será encerrada pelas 15 horas com um concerto da Banda Municipal. O Programa foi publicado ontem no Notícias de Valpaços. (Nota póstuma: também já pode ver fotos da abertura da cerimónia em Valpassos d'Oje, e um interessante resumo, igualmente com fotos alusivas, das comemorações, em Lebução de Valpaços.)..."

Anónimo disse...

VIVA A REPÚBLICA!
VVIVA A REPÚBLICA!
VIVA A REPÚBLICA!
IVA A REPÚBLICA!
VIVA A REPÚBLICA!
VVIVA A REPÚBLICA!
VIVA A REPÚBLICA!
IVA A REPÚBLICA!
VIVA A REPÚBLICA!
VVIVA A REPÚBLICA!
VIVA A REPÚBLICA!
IVA A REPÚBLICA!
VIVA A REPÚBLICA!
VVIVA A REPÚBLICA!
VIVA A REPÚBLICA!
IVA A REPÚBLICA!


Viva o Manuel Buíça, um filho de Bouçoais.