Lebução fica situada em lugar alto e aprazível, na margem esquerda do rio Calvo, entre montanhas onde o tempo guardou riquezas e mistérios. A 25km da sede do concelho, goza de um clima de montanha com invernos frios, verões quentes e de paisagens deslumbrantes.
É uma aldeia tradicionalmente vocacionada para a agricultura (centeio, batata, castanha e vinho) e para o comércio de largas tradições. Em tempos remotos, Lebução, foi o centro das transacções comerciais de uma enorme área circundante, que se efectuavam por troca directa de produtos.
Monumentalmente, a Igreja abraça, do alto das suas torres sineiras, todo o casario disposto em anfiteatro e chama os fiéis à oração. É obra da renascença, de muros altos e bem alinhados, construção de uma só nave. O retábulo do altar-mor, é de apreciável valor artístico, com colunas salomónicas e motivos ornamentais e simbólicos, realçando as arquivoltas que guarnecem a abóbada polícroma da tribuna.O Orago da freguesia é S. Nicolau, mas a principal referência religiosa desta terra é Nossa Senhora dos Remédios, que tem o seu dia no calendário religioso - 8 de Setembro.
Aqui, como em todo o Nordeste de Portugal, usa-se uma linguagem oral, um conjunto de termos e expressões que, pouco a pouco, se vão perdendo com a partida dos mais idosos.
A hospitalidade está presente nas vivências diárias, marcadas por um espírito de partilha e solidariedade. A porta das casas de Lebução está sempre aberta para receber, à boa maneira transmontana, "quem vier por bem".
A ideia deste Blogue, surgiu da necessidade de preservar a identidade desta comunidade, aproximando todos os Lebuçanenses da sua terra natal.
3 comentários:
O senhor presidente anda muito amiguinho dos rutis e eu bem sei quem o influencia.
Sei mas não digo porque é segredo.
Estavam a espera de quê?
"Valpacense residente", que comentário tão doentio!
Com tanta coisa boa que abunda por VALPAÇOS (mesmo até Blogues!), como é possível ainda medrar por aí tanta ruindade e estupidez?!
É admissível não se estar de acordo com algumas, ou muitas, das ideias e acções do Presidente da Câmara (dai ou de outra qualquer Município), mas, porra!, embirrar, porque ele aceita um convite de uma Instituição do Concelho e um Blogue dá relevo à sua presença, já passa a ser um preocupante sintoma de perturbação neurofisiológica.
Ora, sr. «Valpacense residente», cuide, mas é, de sacudir um bocado dessa carga de inveja para aliviar esse malvado complexo de inferioridade que lhe turva as vistas e os sentimentos!
Até parece que aí, por onde reside, nada se aproveita ….. a não ser «vocência»!............
Trate-se!
Desejamos-lhe “rápidas melhoras”!
Tupamaro
Valpacense residente, ficamos um pouco perplexos ao ler um comentário tão despropositado e mordaz referente aos “Rutis”, tal como diz.
A Rutis é uma rede nacional de Universidades de Terceira Idade com cerca de 200 Universidades associadas, entre as quais a Universidade Sénior de Valpaços, e à qual muito nos envaidece pertencer. O seu comentário revela neste ponto alguma ignorância, e no ponto seguinte alguma malícia.
Quanto à participação do Sr. Presidente da Câmara nesta partilha de conhecimento, devemos dizer-lhe, que é com muita honra que o recebemos nesta instituição, não por ser “muito amiguinho dos rutis”, mas, por representar o órgão máximo de gestão autárquica local, com responsabilidades cívicas e morais, e que muito tem para nos ensinar e esclarecer. Devemos dizer-lhe, que se estivesse presente nesta “partilha”, ser-lhe-ia mais fácil inverter esse discurso despropositado que apresenta.
É dever de um bom Presidente de Câmara zelar pelas associações benfeitoras do concelho, uma vez que todas elas contribuem activamente para o desenvolvimento local. Ser “amiguinho” de todas elas, e dar também o seu contributo, é sinónimo de sabedoria e sensatez.
Nós, Universidade Sénior de Valpaços, muito temos contribuído para o desenvolvimento cultural e recreativo do nosso concelho, e é essa a influência que exercemos e que queremos continuar a exercer, merecendo a amizade de todos. Se quiser, Sr. Valpacense residente, pode juntar-se a nós. Quem sabe, talvez possa fazer dos seus segredos, algo em benefício da comunidade.
“Os Rutis” - Universidade Sénior de Valpaços,
Enviar um comentário