Lebução fica situada em lugar alto e aprazível, na margem esquerda do rio Calvo, entre montanhas onde o tempo guardou riquezas e mistérios. A 25km da sede do concelho, goza de um clima de montanha com invernos frios, verões quentes e de paisagens deslumbrantes.

É uma aldeia tradicionalmente vocacionada para a agricultura (centeio, batata, castanha e vinho) e para o comércio de largas tradições. Em tempos remotos, Lebução, foi o centro das transacções comerciais de uma enorme área circundante, que se efectuavam por troca directa de produtos.

Monumentalmente, a Igreja abraça, do alto das suas torres sineiras, todo o casario disposto em anfiteatro e chama os fiéis à oração. É obra da renascença, de muros altos e bem alinhados, construção de uma só nave. O retábulo do altar-mor, é de apreciável valor artístico, com colunas salomónicas e motivos ornamentais e simbólicos, realçando as arquivoltas que guarnecem a abóbada polícroma da tribuna.O Orago da freguesia é S. Nicolau, mas a principal referência religiosa desta terra é Nossa Senhora dos Remédios, que tem o seu dia no calendário religioso - 8 de Setembro.

Aqui, como em todo o Nordeste de Portugal, usa-se uma linguagem oral, um conjunto de termos e expressões que, pouco a pouco, se vão perdendo com a partida dos mais idosos.

A hospitalidade está presente nas vivências diárias, marcadas por um espírito de partilha e solidariedade. A porta das casas de Lebução está sempre aberta para receber, à boa maneira transmontana, "quem vier por bem".


A ideia deste Blogue, surgiu da necessidade de preservar a identidade desta comunidade, aproximando todos os Lebuçanenses da sua terra natal.

A feira do Folar de Valpaços

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Capitão Médico Gil Borges e as Comemorações no Centro de Saúde de Évora











Colégio Universitário da Madre de Deus foi fundado no século XVI e mandado construir pelo desembargador e membro do Conselho Real, Dr. Heitor Pina Olival, e sua mulher Francisca de Brito Sacota.




O local escolhido foi a Rua da Mesquita, no espaço onde D. Afonso Henriques fundara uma ermida hospital da Ordem de S. João de Jerusalém, que posteriormente seria ocupado pelas freiras Maltesas. Hoje herdeiro directo daquelas alterações está ali instalado o Centro de Saúde de Évora, ou Hospital Militar º 4, com arquitectura de colégios similares, mas de linhas mais suaves e exteriormente iluminada por meras janelas de granito. Ao longo das alterações aplicadas às diversas estruturas do Exército o imóvel tem hoje a designação de Centro de Saúde.




* A efeméride foi comemorada com um programa que teve início com o hastear da bandeira Nacional no Centro de Saúde, seguido de uma missa celebrada na igreja do Convento da Graça.




Depois decorreu uma sessão solene no Salão Nobre da Messe de Oficiais, evento que foi presidido pelo Director de Saúde do Exército, Tenente – General Esmeraldo Alfarroba. Para este acto estavam convidadas muitas personalidades como por exemplo o Arcebispo de Évora, D. José Alves e o Presidente o Município José Ernesto de Oliveira; além de outras entidades civis e militares. O primeiro orador da sessão foi o Capitão Médico Gil Borges que procedeu à leitura da locução do Director do Centro de Saúde de Évora, que por motivo de doença não pode comparecer. Depois foi a vez do Capitão Médico Mário Mateus que também procedeu à leitura de outra mensagem, mas esta do Tenente – General do Quartel mestre.




A seguir decorreu uma curta cerimónia para imposição de condecorações, encerrando o evento com uma palestra proferida pelo Cónego Francisco Senta Coelho, que apresentou um trabalho que intitulou “Centro de Saúde de Évora, um Percurso histórico” O programa completou-se com um almoço de confraternização que foi servido os claustros do Centro de Saúde de Évora.








Fonte: diário do Sul

Por lapso, não referenciei que o Capitão Médico Gil Borges, natural de Valpaços, é filho dos meus amigos de sempre, amigos de todas as horas, Gaspar e Becas.
E como os filhos dos nossos amigos, nossos amigos são, ele, o Gilinho, já nasceu a gostar de mim, que o vi crescer e assisti a episódios onde cedo demonstrou a carreira de sucesso que o aguardava e as alegrias que nos iria dar.
Podes estar descansado, Gilinho, que eu não vou falar do mapa de África...
Vou deixar-te um beijo grande, e dizer, tu sabes isso, que és o nosso orgulho.









1 comentário:

Tupamaro disse...

“P A R A B É N S!

P A R A B É N S !

OITENTA MIL visitas é um registo digno de aplauso e felicitações.

Claro que muitas, tal como as nossas, são teimosamente repetentes.

Não admira!

O Blogue de Lebução é um cantinho de regalo: - poesia, crónicas (posta(ai)s interessantes, fotografias a valerem mais do que as mais célebres «mil palavras», e com aquela dosezinha de veneno , em qualquer mês o estação do ano e para todos os paladares - flores, fumeiro, folar, frutos, «novidades da horta»…e da vinha, a fazer-nos ir a correr atrás de mais saudades, como as da Sêmea e a dos Pimentos de Lebução!

Bem, também nos dá a oportunidade de nos divertirmos (às vezes, “à grande e à francesa”!) com os Comentários de alguns anónimos «especiais».

O “BLOGUE DE LEBUÇÃO” não tem horário de visita, e os portões estão sempre abertos.
À sua beleza junta a sua grandeza.

P A R A B É N S!

Tupamaro