
Tem 16 anos, é de Alcacena e subiu ao mais alto lugar do pódio nas Olimpíadas Internacionais da Matemática realizadas em Amesterdão, Holanda. Miguel Santos traz para Portugal o melhor resultado de sempre nestas provas.
O jovem já tinha ganho uma Mensão Honrossa em 2010 e a medalha de ouro na competição portuguesa no mesmo ano.Para além da medalha de ouro de Miguel Santos, Portugal venceu ainda duas medalhas de bronze. Raul Penaguião, de Sintra, e João Santos, da Maia, ambos do 12.º ano.Esta é a melhor classificação de sempre da seleção portuguesa nesta competição. Para Joana Teles “com trabalho e empenho conseguimos os melhores resultados”, afirmou a vice-presidente da Sociedade Portuguesa de Matemática.
O Presidente da República, Cavaco Silva, felicitou, este domingo, os participantes nas Olimpíadas Internacionais de Matemática, que conseguiram um resultado que «deve encher de orgulho» os portugueses, com uma medalha de ouro e duas de bronze.
Este ano, e pela primeira vez, um aluno português conquistou uma medalha de ouro nas Olimpíadas. O medalhado, Miguel Martins dos Santos, de 16 anos, é aluno do 10.º ano da Escola Secundária de Alcanena. João Magalhães dos Santos e Raúl Penaguião obtiveram ainda duas medalhas de bronze nas Olimpíadas realizadas na Holanda, com a participação de 574 estudantes de mais de 100 países. «Trata-se de um resultado que nos deve encher de orgulho, estando também de parabéns a Sociedade Portuguesa de Matemática, as Escolas, os docentes e as famílias que contribuíram para este enorme êxito», refere a mensagem divulgada no site da Presidência.
Aníbal Cavaco Silva felicita todos os participantes e faz votos de «continuação de muito sucesso».
Sem comentários:
Enviar um comentário