Lebução fica situada em lugar alto e aprazível, na margem esquerda do rio Calvo, entre montanhas onde o tempo guardou riquezas e mistérios. A 25km da sede do concelho, goza de um clima de montanha com invernos frios, verões quentes e de paisagens deslumbrantes.

É uma aldeia tradicionalmente vocacionada para a agricultura (centeio, batata, castanha e vinho) e para o comércio de largas tradições. Em tempos remotos, Lebução, foi o centro das transacções comerciais de uma enorme área circundante, que se efectuavam por troca directa de produtos.

Monumentalmente, a Igreja abraça, do alto das suas torres sineiras, todo o casario disposto em anfiteatro e chama os fiéis à oração. É obra da renascença, de muros altos e bem alinhados, construção de uma só nave. O retábulo do altar-mor, é de apreciável valor artístico, com colunas salomónicas e motivos ornamentais e simbólicos, realçando as arquivoltas que guarnecem a abóbada polícroma da tribuna.O Orago da freguesia é S. Nicolau, mas a principal referência religiosa desta terra é Nossa Senhora dos Remédios, que tem o seu dia no calendário religioso - 8 de Setembro.

Aqui, como em todo o Nordeste de Portugal, usa-se uma linguagem oral, um conjunto de termos e expressões que, pouco a pouco, se vão perdendo com a partida dos mais idosos.

A hospitalidade está presente nas vivências diárias, marcadas por um espírito de partilha e solidariedade. A porta das casas de Lebução está sempre aberta para receber, à boa maneira transmontana, "quem vier por bem".


A ideia deste Blogue, surgiu da necessidade de preservar a identidade desta comunidade, aproximando todos os Lebuçanenses da sua terra natal.

A feira do Folar de Valpaços

sábado, 5 de novembro de 2011

Hoje temos romãs






A romã é um fruto exótico e milenar e as suas sementes, abundantes, são o símbolo da fertilidade.
Dinheiro, prosperidade, fartura, são algumas das dádivas atribuídas às pequenas sementes da saborosa romã.
A romã possui, também, propriedades medicinais. Segundo registos do antigo herbário chinês, o suco de romã aumenta a longevidade e, na sua constituição, entram antioxidantes que previnem doenças cardíacas. Mas a parte rica em nutrientes é a casca, constituída pelas vitaminas B1, B2, sais minerais e taninos. Estudos realizados revelam que o chá da casca desta fruta tem um grande poder antibiótico.

A romã é uma fruta nativa da Pérsia e cultivada no Irão desde 2000 A.C. Foi levada pelos fenícios para as regiões próximas ao Mar Mediterrâneo, difundiu-se pelas Américas, e chegou ao Brasil nas caravelas dos portugueses.





3 comentários:

José Doutel Coroado disse...

Cara Profª Graça,
grato pelas informações sobre este fruto. Belas imagens!
abs

arminda disse...

Estimada amiga Graça:
Mais um chá para o rol.
Experimente o de folha de urtiga.
Beijo
Arminda

Arminda disse...

Estimada amiga Graça
Mais um chá para o rol.
Experimente o de folha de urtiga.
Beijo
Arminda