Lebução fica situada em lugar alto e aprazível, na margem esquerda do rio Calvo, entre montanhas onde o tempo guardou riquezas e mistérios. A 25km da sede do concelho, goza de um clima de montanha com invernos frios, verões quentes e de paisagens deslumbrantes.

É uma aldeia tradicionalmente vocacionada para a agricultura (centeio, batata, castanha e vinho) e para o comércio de largas tradições. Em tempos remotos, Lebução, foi o centro das transacções comerciais de uma enorme área circundante, que se efectuavam por troca directa de produtos.

Monumentalmente, a Igreja abraça, do alto das suas torres sineiras, todo o casario disposto em anfiteatro e chama os fiéis à oração. É obra da renascença, de muros altos e bem alinhados, construção de uma só nave. O retábulo do altar-mor, é de apreciável valor artístico, com colunas salomónicas e motivos ornamentais e simbólicos, realçando as arquivoltas que guarnecem a abóbada polícroma da tribuna.O Orago da freguesia é S. Nicolau, mas a principal referência religiosa desta terra é Nossa Senhora dos Remédios, que tem o seu dia no calendário religioso - 8 de Setembro.

Aqui, como em todo o Nordeste de Portugal, usa-se uma linguagem oral, um conjunto de termos e expressões que, pouco a pouco, se vão perdendo com a partida dos mais idosos.

A hospitalidade está presente nas vivências diárias, marcadas por um espírito de partilha e solidariedade. A porta das casas de Lebução está sempre aberta para receber, à boa maneira transmontana, "quem vier por bem".


A ideia deste Blogue, surgiu da necessidade de preservar a identidade desta comunidade, aproximando todos os Lebuçanenses da sua terra natal.

A feira do Folar de Valpaços

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Chegou o Inverno





Chegámos a Dezembro, e estamos no dia 22, dia em que damos as boas vindas ao Inverno. Chegou o Inverno, assim o determina o calendário, e o tempo não podia estar mais de acordo. Um nevoeiro "de cortar à faca," que entra pelos ossos e enregela o corpo, recebeu, condignamente, a estação, das noites longas, do frio intenso, dos dias pequeninos.

Preparamo-nos para a época do recolhimento, durante a qual a natureza se abriga sob a terra . Simbolicamente, o Inverno sempre foi olhado nas várias civilizações e religiões como a morte, e a Primavera a vida, o renascer da vida.

Chegou hoje o Inverno! Neste ano, o Solstício de Inverno ocorreu no dia 22 de Dezembro às 05h30m. Este instante marca o início do Inverno no Hemisfério Norte, que se prolonga até ao próximo Equinócio que ocorre no dia 20 de Março de 2012 às 05h14m».



Velho, velho, velho

chegou o Inverno.

Vem de sobretudo,
vem de cachecol,
o chão por onde passa
parece um lençol.

Esqueceu as luvas
perto do fogão,
quando as procurou,
roubara-as o cão.

Com medo do frio,
encostou-se a nós:
dai-lhe café quente,
senão perde a voz.

Velho, velho, velho
chegou o Inverno.
(Eugénio de Andrade
)


Astronomicamente falando, o Inverno tem um prazo de duração de cerca de três meses. Contudo, para muitos, esta estação já chegou há muito, deverá durar todo o ano, e prolongar-se por 2012.

Que venha logo a Primavera, trazendo sorrisos, o colorido das flores, o canto da passarada, os dias grandes, o azul do céu e um pouco mais de alegria para as pessoas.















3 comentários:

Armando Sena disse...

Mas esta neve ainda não chegou, pois não?
Um bom Natal.

Graça Gomes disse...

Esta neve é do ano passado. Este ano ainda só tivemos direito a nevoeiro. Beijinhos, Armando.

José Doutel Coroado disse...

Cara Profª Graça,
Bom Inverno e... melhor Primavera!
abs