Lebução fica situada em lugar alto e aprazível, na margem esquerda do rio Calvo, entre montanhas onde o tempo guardou riquezas e mistérios. A 25km da sede do concelho, goza de um clima de montanha com invernos frios, verões quentes e de paisagens deslumbrantes.

É uma aldeia tradicionalmente vocacionada para a agricultura (centeio, batata, castanha e vinho) e para o comércio de largas tradições. Em tempos remotos, Lebução, foi o centro das transacções comerciais de uma enorme área circundante, que se efectuavam por troca directa de produtos.

Monumentalmente, a Igreja abraça, do alto das suas torres sineiras, todo o casario disposto em anfiteatro e chama os fiéis à oração. É obra da renascença, de muros altos e bem alinhados, construção de uma só nave. O retábulo do altar-mor, é de apreciável valor artístico, com colunas salomónicas e motivos ornamentais e simbólicos, realçando as arquivoltas que guarnecem a abóbada polícroma da tribuna.O Orago da freguesia é S. Nicolau, mas a principal referência religiosa desta terra é Nossa Senhora dos Remédios, que tem o seu dia no calendário religioso - 8 de Setembro.

Aqui, como em todo o Nordeste de Portugal, usa-se uma linguagem oral, um conjunto de termos e expressões que, pouco a pouco, se vão perdendo com a partida dos mais idosos.

A hospitalidade está presente nas vivências diárias, marcadas por um espírito de partilha e solidariedade. A porta das casas de Lebução está sempre aberta para receber, à boa maneira transmontana, "quem vier por bem".


A ideia deste Blogue, surgiu da necessidade de preservar a identidade desta comunidade, aproximando todos os Lebuçanenses da sua terra natal.

A feira do Folar de Valpaços

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

És já uma saudade




Gostava de olhar no céu, as estrelas, em noites de lua cheia, e do nascer do sol nas manhãs de todas as Primaveras. De caminhar pelas ruas sem margens, com o brilho das madrugadas no olhar. Gostava de andar descalça e de sentir nos pés o fresco do chão do jardim e a humidade da terra. Por isso enterrava os pés, bem fundo, quando plantava flores, ou quando tratava delas.

E gostava de andar à chuva, deixando que esta escorresse pela cabeça, pela cara, por todo o corpo.

Gostava de rir e, facilmente, semeava gargalhadas, como quem semeia promessas de sonhos. Gostava da vida, como ela gostava da vida, e saboreava-a com a intensidade do querer, minuto a minuto - na alegria do olhar, na mão estendida e solidária, na força do trabalho, na promessa da partilha, no beijo da amizade…
Gostava de crianças e foi a melhor mãe dos filhos que nunca teve, dos filhos que, também, eram dela, porque criar é amor.
Certo dia a estrada tornou-se tortuosa, cheia de precipícios, mas nada a fez esmorecer. Caminhou, sempre, mesmo quando as forças lhe iam faltando, porque tinha marcado encontro com o Natal. E manteve aquele sorriso no olhar.
Voltou para casa. Começara a amanhecer e ainda teve tempo de ver o sol raiar.

Depois adormeceu.

Serena.

Em paz.

Antes do Natal chegar…
















7 comentários:

Maria Saudade disse...

Olha a Fatinha. Ó meu Deus quantas saudades eu tenho desta menina, tão alegre, tão simpatica e tao amiga de todos.ela era a alegria desta terra e muito mais porque era muito amiga dos que precisavam e ajudava toda a gente.
está junto de Nosso Senhor.

Cila disse...

Que lindo poema... Fiquei muito emocionada. Você é a irmã mais querida do mundo. A sua irmã Fátima está, com certeza, contente e orgulhosa com este poema que tão bem a define.
Beijinho

Arminda disse...

Para a Fátima uma palavra "SAUDADE".
Arminda

Lurdes Areias disse...

GRAÇINHA, NÃO POSSO DEIXAR DE FALAR, DA ENCANTADORA FOTO DA SUA IRMÃ, A BELEZA QUE ELA TINHA NO SEU INTERIOR TRANSMITIA NO SEU SORRISO, COM MUITA SAÚDADE O MEU CORAÇÃO ESTÁ A ESCREVER ESTAS POUCAS PALAVRAS, PORQUE HAVIA... MUITO PARA DIZER DESTA GRANDE SENHORA, QUE NOS DEIXOU BOAS MEMÓRIAS,AGORA SÓ LHE PODEMOS PEDIR QUE NOS ENVIE ALEGRIA NOS NOSSOS CORAÇÕES,PORQUE A ALMINHA DELA ESTÁ NA CASA DO SENHOR, NA COMPANHIA DE NOSSA SENHORA DE FÁTIMA.

Rui André Martins disse...

Uma Grande AMIGA que nos deixou.Não consigo dizer mais nada.

Rui André Martins disse...

Uma grande AMIGA que nos deixou.Não consigo dizer mais nada

Eliseu Afonso disse...

Um pouco adormecido pelo sistema, vim aqui parar por saudade e não é que vim aqui encontrar a minha saudosa amiga que sempre faz parte do meu álbum de recordações?
Há muito que és uma saudade.
Parabens GRAÇA.