A “EXTINÇÃO” DE FREGUESIAS
Em primeiro lugar, e antes de abordar o tema das Freguesias, tenho que deixar claro que não concordo com aqueles que defendem a criação de um grande município do Alto Tâmega.
Valpaços teria, seguramente, mais a perder do que a ganhar.
Vamos atentar em três ou quatro problemas que se colocariam logo à partida:
Desde logo, colocar-se-ia a questão da sede do concelho. Não duvido que, devido a questões estratégicas, de localização e por pressão política, teria que se situar na área do actual concelho de Chaves.
Depois tínhamos o problema do Hospital: que teria que funcionar em Chaves, uma vez que até já existe um edifício para o efeito.
O Tribunal do “Alto Tâmega” funcionaria, quase, obrigatoriamente, na área do actual concelho de Chaves.
O mesmo viria a ocorrer, a curto/médio prazo, com a Repartição de Finanças e os demais organismos, entidades e serviços públicos.
Os serviços acabariam todos (ou quase todos) concentrados na zona de Chaves.
Temos que recordar, ainda, que ao longo dos últimos anos, os responsáveis políticos de Chaves pouco (ou nada) ligaram a Valpaços e aos Valpacenses. Preocuparam-se, mais, com as auto-estradas, com as ligações ao litoral e à vizinha Espanha e descuraram as acessibilidades a Valpaços…
A criação de um Município com estas características, é uma hipótese que exige muita ponderação e cuidados.
No plano, meramente, teórico, e numa primeira análise, estou CONTRA a criação de um Município do Alto Tâmega que viesse a “engolir” o nosso Concelho.
Quanto à extinção de freguesias, queria deixar alguns considerandos.
A reorganização administrativa e territorial, nos moldes em que está a ser discutida, não passa de uma mini - reorganização, inconsequente e destituída de sentido.
Compreendo, naturalmente, as preocupações e os anseios das Freguesias visadas.
No entanto, não se vislumbra qualquer benefício, real e efectivo, para as populações ou qualquer poupança (efectiva, visível e que justifique a medida) para o Governo.
Assim, pergunto:
- que benefícios é que esta reorganização acarreta para as populações, em geral ?
- que benefícios é que esta reorganização traz para Valpaços e para o interior transmontano ?
- Quanto poupa o Estado com a reorganização administrativa e territorial ?
Sem comentários:
Enviar um comentário