Papa Francisco vai renovar a Igreja Católica, nada ficará igual
Esta era uma mudança desejada mas que muitos não acreditavam que fosse possível, o novo Papa, eleito ontem, tornou-se no 1º Papa da América Latina, o 1º oriundo de fora da Europa desde Gregório III, no século VIII e ainda o 1º Papa jesuíta. Escolheu ainda o nome Francisco, nome que representa a simplicidade. Para o padre João Vila-Chã, da Diocese de Braga, desde 2008 professor de Filosofia na Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma, o Papa Francisco vai trazer uma grande onda de renovação à Igreja Católica.
Jorge Mario Bergoglio, ainda arcebispo de Buenos Aires, em 2008, lavou os pés a pobres e toxicodependentes nas celebrações de quinta feira santa.
Para o padre João Vila-Chã, o cardeal Bergoglio tornou-se o Papa Francisco e vai querer trazer "ao coração da cristandade, à igreja universal, o espírito de renovação, criatividade e empenho."
(Rosário Lira)
Já temos Papa!. Dois terços dos 115 Cardeais (cerca de 77) elegeram o novo dirigente da Igreja Católica. O novo Papa, Jorge Mario Bergoglio (nascido em Buenos Aires, a 17 de dezembro de 1936) é um religioso da Companhia de Jesus, papa, bispo católico, cardeal, é o arcebispo da Arquidiocese de Buenos Aires desde 28 de fevereiro de 1998. Recebeu a ordenação presbiteral no dia 13 de dezembro de 1969, pelas mãos de Dom Ramón José Castellano. Foi ordenado bispo no dia 27 de junho de 1992, pelas mãos de Antonio Quarracino, Dom Mario José Serra e Dom Eduardo Vicente Mirás. Foi criado cardeal no consistório de 21 de fevereiro de 2001, presidido por João Paulo II, recebendo o título de cardeal-presbítero de São Roberto Bellarmino. Foi escolhido Papa neste dia 13 de março de 2013. O novo Papa será chamado de Francisco I.




Sem comentários:
Enviar um comentário