Lebução fica situada em lugar alto e aprazível, na margem esquerda do rio Calvo, entre montanhas onde o tempo guardou riquezas e mistérios. A 25km da sede do concelho, goza de um clima de montanha com invernos frios, verões quentes e de paisagens deslumbrantes.

É uma aldeia tradicionalmente vocacionada para a agricultura (centeio, batata, castanha e vinho) e para o comércio de largas tradições. Em tempos remotos, Lebução, foi o centro das transacções comerciais de uma enorme área circundante, que se efectuavam por troca directa de produtos.

Monumentalmente, a Igreja abraça, do alto das suas torres sineiras, todo o casario disposto em anfiteatro e chama os fiéis à oração. É obra da renascença, de muros altos e bem alinhados, construção de uma só nave. O retábulo do altar-mor, é de apreciável valor artístico, com colunas salomónicas e motivos ornamentais e simbólicos, realçando as arquivoltas que guarnecem a abóbada polícroma da tribuna.O Orago da freguesia é S. Nicolau, mas a principal referência religiosa desta terra é Nossa Senhora dos Remédios, que tem o seu dia no calendário religioso - 8 de Setembro.

Aqui, como em todo o Nordeste de Portugal, usa-se uma linguagem oral, um conjunto de termos e expressões que, pouco a pouco, se vão perdendo com a partida dos mais idosos.

A hospitalidade está presente nas vivências diárias, marcadas por um espírito de partilha e solidariedade. A porta das casas de Lebução está sempre aberta para receber, à boa maneira transmontana, "quem vier por bem".


A ideia deste Blogue, surgiu da necessidade de preservar a identidade desta comunidade, aproximando todos os Lebuçanenses da sua terra natal.

A feira do Folar de Valpaços

quinta-feira, 14 de março de 2013

Já temos Papa!





Papa Francisco vai renovar a Igreja Católica, nada ficará igual


Esta era uma mudança desejada mas que muitos não acreditavam que fosse possível, o novo Papa, eleito ontem, tornou-se no 1º Papa da América Latina, o 1º oriundo de fora da Europa desde Gregório III, no século VIII e ainda o 1º Papa jesuíta. Escolheu ainda o nome Francisco, nome que representa a simplicidade. Para o padre João Vila-Chã, da Diocese de Braga, desde 2008 professor de Filosofia na Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma, o Papa Francisco vai trazer uma grande onda de renovação à Igreja Católica.

"Simples, um homem do povo que gosta de estar no meio do povo, sobretudo entre os pobres por quem tem um carinho e uma dedicação particular, um homem que sabe ler os sinais dos desfavorecidos", (...) "característica dos jesuítas que são formados para servir a igreja, o mundo e as pessoas, para estarem onde está o povo", salienta o padre João Vila-Chã.

 Jorge Mario Bergoglio, ainda arcebispo de Buenos Aires, em 2008,  lavou os pés a pobres e toxicodependentes nas celebrações de quinta feira santa.


Para o padre João Vila-Chã, o cardeal Bergoglio tornou-se o Papa Francisco e vai querer trazer "ao coração da cristandade, à igreja universal, o espírito de renovação, criatividade e empenho."


(Rosário Lira)
Formado em engenharia química, Jorge Mario Bergoglio, agora Papa Francisco, nasceu em Buenos Aires, em 1936. É filho de italiano, um ferroviário oriundo da região de Turim, e de mãe dona de casa. Foi eleito quarta-feira como 266.º Papa, sendo o primeiro latino-americano e jesuíta a liderar a hierarquia da Igreja Católica.

Já temos Papa!. Dois terços dos 115 Cardeais (cerca de 77) elegeram o novo dirigente da Igreja Católica. O novo Papa, Jorge Mario Bergoglio (nascido em Buenos Aires, a 17 de dezembro de 1936) é um religioso da Companhia de Jesus, papa, bispo católico, cardeal, é o arcebispo da Arquidiocese de Buenos Aires desde 28 de fevereiro de 1998. Recebeu a ordenação presbiteral no dia 13 de dezembro de 1969, pelas mãos de Dom Ramón José Castellano. Foi ordenado bispo no dia 27 de junho de 1992, pelas mãos de Antonio Quarracino, Dom Mario José Serra e Dom Eduardo Vicente Mirás. Foi criado cardeal no consistório de 21 de fevereiro de 2001, presidido por João Paulo II, recebendo o título de cardeal-presbítero de São Roberto Bellarmino. Foi escolhido Papa neste dia 13 de março de 2013. O novo Papa será chamado de Francisco I.















Sem comentários: