Monforte de Rio Livre era uma vila e sede de concelho de Portugal, localizada na actual freguesia de Águas Frias, no município de Chaves. Teve foral em1273, vindo a ser suprimido em 1853. A importância da vila esteve ligada ao seu castelo, sendo por isso alvo de diversos cercos e lutas, em especial durante a guerra da Restauração entre 1640 e 1688. No início do século XIX a vila encontrava-se despovoada e a sede do município tinha sido transferida para a freguesia de Lebução. O município era constituído pelas seguintes freguesias:
Águas Frias, Aguieiras, Alvarelhos, Avelelas, Barreiros, Bobadela, Bouça do Nunes, Bouçoães, Casas de Monforte, Cimo de Vila da Castanheira, Curral de Vacas, Fiães, Fornos do Pinhal, Lama de Ouriço, Lebução, Mairos, Nozelos, Oucidres, Paradela, Roriz, Sanfins, Santa Valha, SãoVicente, Sonim, Tinhela, Travancas, Tronco e Vilartão.
Tinha, em 1801, 8 259 habitantes. Após as reformas administrativas do início do liberalismo, as freguesias de Aguieiras, Bouça do Nunes e Fornos do Pinhal foram desanexadas deste município. Tinha, em 1849, 8 465 habitantes.
Sem comentários:
Enviar um comentário