Lebução fica situada em lugar alto e aprazível, na margem esquerda do rio Calvo, entre montanhas onde o tempo guardou riquezas e mistérios. A 25km da sede do concelho, goza de um clima de montanha com invernos frios, verões quentes e de paisagens deslumbrantes.

É uma aldeia tradicionalmente vocacionada para a agricultura (centeio, batata, castanha e vinho) e para o comércio de largas tradições. Em tempos remotos, Lebução, foi o centro das transacções comerciais de uma enorme área circundante, que se efectuavam por troca directa de produtos.

Monumentalmente, a Igreja abraça, do alto das suas torres sineiras, todo o casario disposto em anfiteatro e chama os fiéis à oração. É obra da renascença, de muros altos e bem alinhados, construção de uma só nave. O retábulo do altar-mor, é de apreciável valor artístico, com colunas salomónicas e motivos ornamentais e simbólicos, realçando as arquivoltas que guarnecem a abóbada polícroma da tribuna.O Orago da freguesia é S. Nicolau, mas a principal referência religiosa desta terra é Nossa Senhora dos Remédios, que tem o seu dia no calendário religioso - 8 de Setembro.

Aqui, como em todo o Nordeste de Portugal, usa-se uma linguagem oral, um conjunto de termos e expressões que, pouco a pouco, se vão perdendo com a partida dos mais idosos.

A hospitalidade está presente nas vivências diárias, marcadas por um espírito de partilha e solidariedade. A porta das casas de Lebução está sempre aberta para receber, à boa maneira transmontana, "quem vier por bem".


A ideia deste Blogue, surgiu da necessidade de preservar a identidade desta comunidade, aproximando todos os Lebuçanenses da sua terra natal.

A feira do Folar de Valpaços

terça-feira, 28 de outubro de 2014

Azeites transmontanos entre os 20 Melhores do mundo - Azeites Norte Serra





É um azeite equilibrado, com um notável aroma e sabor a fruto fresco. O consumo de azeite em Trás-os-Montes já vem da Antiguidade. Existem dados que permitem concluir que já na primeira metade do século XVI havia, nesta região, plantação de olivais. Em 1903 um azeite desta região ganhou a medalha de prata na Exposição Agrícola e em 1942 foi realizado um estudo que individualiza, na produção de azeite, a região do Nordeste Transmontano.

Sem grandes conhecimentos sobre o assunto, azeites, provavelmente por ter nascido numa terra onde não existem oliveiras, a não ser uma meia dúzia a embelezar jardins e quintais, arrisco a afirmar que o azeite Norte Serra do meu amigo Pires Brás, me deliciou pelo paladar. Com sabor a fruto fresco, adocicado e ligeiramente amargo, este azeite pode considerar-se um produto de qualidade.
Reportei-me aos tempos de criança e deliciei-me com uma saborosa torrada, barrada com este fio de ouro, que o meu amigo Pires Brás produz.


























1 comentário:

Anónimo disse...

Então Gracinha, é assim: eu não esperava outra coisa de ti, que não fosse a destreza, perspicácia e qualidade em tudo o que fazes. A fotografia está linda e o comentário sobre os “AZEITES NORTESERRA” estão divinais! Obrigado amiga, és o máximo!.. Aliás todo o teu blog, com os produtos Regionais estão bem, desde a marmelada ( que eu adoro), às folhas de Outono, em consonância com os poemas, muito bem escolhidos, pois tem tudo a ver com o local onde Lebução está inserido. Por mim, o meu muito obrigado, mesmo! Continua esse teu trabalho em defesa da terra que te viu nascer, um dia serás reconhecida por tudo o que tens dado à tua terra. Muitos parabéns e, O B R I G A D O, O teu Amigo Brás, ao teu dispor.