Lebução fica situada em lugar alto e aprazível, na margem esquerda do rio Calvo, entre montanhas onde o tempo guardou riquezas e mistérios. A 25km da sede do concelho, goza de um clima de montanha com invernos frios, verões quentes e de paisagens deslumbrantes.

É uma aldeia tradicionalmente vocacionada para a agricultura (centeio, batata, castanha e vinho) e para o comércio de largas tradições. Em tempos remotos, Lebução, foi o centro das transacções comerciais de uma enorme área circundante, que se efectuavam por troca directa de produtos.

Monumentalmente, a Igreja abraça, do alto das suas torres sineiras, todo o casario disposto em anfiteatro e chama os fiéis à oração. É obra da renascença, de muros altos e bem alinhados, construção de uma só nave. O retábulo do altar-mor, é de apreciável valor artístico, com colunas salomónicas e motivos ornamentais e simbólicos, realçando as arquivoltas que guarnecem a abóbada polícroma da tribuna.O Orago da freguesia é S. Nicolau, mas a principal referência religiosa desta terra é Nossa Senhora dos Remédios, que tem o seu dia no calendário religioso - 8 de Setembro.

Aqui, como em todo o Nordeste de Portugal, usa-se uma linguagem oral, um conjunto de termos e expressões que, pouco a pouco, se vão perdendo com a partida dos mais idosos.

A hospitalidade está presente nas vivências diárias, marcadas por um espírito de partilha e solidariedade. A porta das casas de Lebução está sempre aberta para receber, à boa maneira transmontana, "quem vier por bem".


A ideia deste Blogue, surgiu da necessidade de preservar a identidade desta comunidade, aproximando todos os Lebuçanenses da sua terra natal.

A feira do Folar de Valpaços

quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Romã - um fruto delicioso e nutritivo



Um dos frutos mais populares neste tempo frio é a romã. Esta popularidade deve-se não só ao seu incrível sabor, mas também ao forte poder nutricional e de cura da romã.
Conhecendo os seus benefícios, seleccionámos para si 13 boas razões para comer romã ou beber o seu sumo:
Efeitos anti envelhecimento: a romã contêm uma grande quantidade de antioxidantes que ajudam a prevenir o aparecimento precoce dos sinais de envelhecimento. Optar pelo sumo de romã pode ser a forma mais prática e deliciosa para comprovar este benefício.
Protecção para os Rins: pesquisas recentes revelam que o extracto de romã impede danos nos rins e protege-os contra substâncias tóxicas introduzidas no organismo.
Protecção e regeneração do fígado: estudos adicionais a este fruto mostraram que o sumo de romã não só protege o fígado, como ajuda na sua regeneração após ter sofrido lesões ou doença.
Melhora o sistema imunológico: a romã e o seu sumo contêm um reforço imunológico de vitamina C, um nutriente essencial que se esgota rapidamente no organismo durante esta altura do ano.
Propriedades antialérgicas: as romãs são ricas em substâncias chamadas polifenóis, que têm sido utilizados para reduzir os processos bioquímicos que estão relacionados com as alergias.
Protege contra doenças cardíacas: análises recentes deste fruto, mostram que a romã melhora a habilidade do corpo de sintetizar o colesterol e destruir os radicais livres no sistema cardiovascular.
Protecção contra o cancro da próstata: uma pesquisa realizada na Universidade da Califórnia, Riverside, indica que o extracto e o sumo de romã originam a morte das células ligadas ao cancro.
Protecção contra o cancro da mama: os cientistas da Universidade da Califórnia, Riverside, também estudaram os efeitos do sumo de romã e dos seus componentes nutricionais no combate ao cancro da mama. A partir dos resultados obtidos concluiu-se que o consumo de romã é um tratamento muito eficaz e natural para evitar a progressão do cancro.
Protecção contra o cancro de pele: o consumo de romã foi associado a uma diminuição nos principais tipos de cancro de pele (carcinoma basocelular e carcinoma de células escamosas).
Protecção de ADN: os antioxidantes e fitonutrientes contidos nas romãs também interagem com o material genético para a sua protecção.
Regula a protecção sanguínea: descobertas recentes indicam que o extracto de romã pode ajudar a evitar aumentos da pressão arterial associados ao consumo de refeições com alto teor de gordura.
Regula o metabolismo: a romã ajuda a regular o açúcar no sangue, melhora a sensibilidade do corpo à insulina, diminui a inflamação e melhora inúmeros outros factores associados ao metabolismo. O seu mau funcionamento pode levar a doenças graves como a obesidade e a diabetes. As propriedades da romã tornam-na num poderoso aliado na perda de peso.
Propriedades anti-inflamatórias: Nova pesquisa refere que o extracto de romã aumenta a eficácia contra bactérias gram-negativas. Muitas bactérias gram- negativas são conhecidas pela sua resistência aos medicamentos.
Fonte: internet

























Sem comentários: