Lebução fica situada em lugar alto e aprazível, na margem esquerda do rio Calvo, entre montanhas onde o tempo guardou riquezas e mistérios. A 25km da sede do concelho, goza de um clima de montanha com invernos frios, verões quentes e de paisagens deslumbrantes.

É uma aldeia tradicionalmente vocacionada para a agricultura (centeio, batata, castanha e vinho) e para o comércio de largas tradições. Em tempos remotos, Lebução, foi o centro das transacções comerciais de uma enorme área circundante, que se efectuavam por troca directa de produtos.

Monumentalmente, a Igreja abraça, do alto das suas torres sineiras, todo o casario disposto em anfiteatro e chama os fiéis à oração. É obra da renascença, de muros altos e bem alinhados, construção de uma só nave. O retábulo do altar-mor, é de apreciável valor artístico, com colunas salomónicas e motivos ornamentais e simbólicos, realçando as arquivoltas que guarnecem a abóbada polícroma da tribuna.O Orago da freguesia é S. Nicolau, mas a principal referência religiosa desta terra é Nossa Senhora dos Remédios, que tem o seu dia no calendário religioso - 8 de Setembro.

Aqui, como em todo o Nordeste de Portugal, usa-se uma linguagem oral, um conjunto de termos e expressões que, pouco a pouco, se vão perdendo com a partida dos mais idosos.

A hospitalidade está presente nas vivências diárias, marcadas por um espírito de partilha e solidariedade. A porta das casas de Lebução está sempre aberta para receber, à boa maneira transmontana, "quem vier por bem".


A ideia deste Blogue, surgiu da necessidade de preservar a identidade desta comunidade, aproximando todos os Lebuçanenses da sua terra natal.

A feira do Folar de Valpaços

sábado, 4 de outubro de 2014

S. Francisco de Assis - o Santo que hoje comemoramos




Foto retirada da internet


A jornalista brasileira, Nadja Rodrigues, que foi à Itália para contar a história de São Francisco, destaca os três momentos mais emocionantes do especial. O primeiro é o crucifixo de São Damião, que está exposto na Basílica de Santa Clara. A jornalista conta que foi o objecto, achado nas ruínas de uma igreja que despertou a fé do santo e o fez servir a Igreja. 

O segundo momento foi a visita à cidade de Grecctio, onde São Francisco morou. Foi na pequena cidade que ele fez a representação do primeiro presépio do mundo. 

"Ele reuniu pessoas e as fez representar o momento do nascimento de Jesus. A cidade, hoje, é uma referência quando se fala em presépios", conta a jornalista. Em Grecctio, a equipe conheceu o local onde São Francisco dormia, uma pequena gruta que funcionava como um ermitério, onde ele fazia suas orações. 

O terceiro, e o que deve emocionar mais os telespectadores, é a visita à Basílica de São Francisco, local onde está sepultado Seu corpo. Os restos mortais do santo católico estão enterrados em baixo do altar principal da basílica.

"É um local onde conhecemos muitas pessoas que foram inspiradas pela fé, e a nossa intenção é passar essa emoção através do programa". 

Sana Moraes
























Sem comentários: