Lebução fica situada em lugar alto e aprazível, na margem esquerda do rio Calvo, entre montanhas onde o tempo guardou riquezas e mistérios. A 25km da sede do concelho, goza de um clima de montanha com invernos frios, verões quentes e de paisagens deslumbrantes.

É uma aldeia tradicionalmente vocacionada para a agricultura (centeio, batata, castanha e vinho) e para o comércio de largas tradições. Em tempos remotos, Lebução, foi o centro das transacções comerciais de uma enorme área circundante, que se efectuavam por troca directa de produtos.

Monumentalmente, a Igreja abraça, do alto das suas torres sineiras, todo o casario disposto em anfiteatro e chama os fiéis à oração. É obra da renascença, de muros altos e bem alinhados, construção de uma só nave. O retábulo do altar-mor, é de apreciável valor artístico, com colunas salomónicas e motivos ornamentais e simbólicos, realçando as arquivoltas que guarnecem a abóbada polícroma da tribuna.O Orago da freguesia é S. Nicolau, mas a principal referência religiosa desta terra é Nossa Senhora dos Remédios, que tem o seu dia no calendário religioso - 8 de Setembro.

Aqui, como em todo o Nordeste de Portugal, usa-se uma linguagem oral, um conjunto de termos e expressões que, pouco a pouco, se vão perdendo com a partida dos mais idosos.

A hospitalidade está presente nas vivências diárias, marcadas por um espírito de partilha e solidariedade. A porta das casas de Lebução está sempre aberta para receber, à boa maneira transmontana, "quem vier por bem".


A ideia deste Blogue, surgiu da necessidade de preservar a identidade desta comunidade, aproximando todos os Lebuçanenses da sua terra natal.

A feira do Folar de Valpaços

domingo, 21 de dezembro de 2014

O inverno começa hoje, domingo

Foto retirada da Internet

O inverno começa hoje, domingo, no hemisfério norte, um momento de celebrações ao longo da história ao qual se associou o Natal, e chega às 23:03, numa fria noite, ainda que celebre o sol.
A estação mais fria do ano, o inverno chega com todos os pergaminhos. Sem chuva, mas com temperaturas que podem atingir valores negativos na região interior norte, com valores máximos que não irão além dos 19 graus (arquipélago da Madeira), segundo as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

O solstício de inverno assinala também o dia mais curto do ano e a partir do qual os dias começam gradualmente a ser maiores. Será um domingo com sol de pouca dura, nascendo às 07:51 e pondo-se às 17:19. Uma semana depois, já se põe quatro minutos mais tarde.
O solstício (do latim Solstitium, associado à ideia de que o Sol devia estar estacionário, ao atingir a sua mais alta ou mais baixa posição no céu) é o momento em que o sol atinge as posições máximas e mínimas de altura em relação ao equador, como explica o Observatório Astronómico de Lisboa.

Desde a antiguidade que se celebra o solstício, estando o Natal relacionado com a cristianização dessa festa tradicional, que simbolizava o renascimento, o reinício, o sol e o momento em que a luz vencia a escuridão, porque a partir daí os dias iam voltar a ser maiores.
Na história não faltam referências ao solstício de inverno, uma data importante na Roma antiga ou na Europa pré-cristã, nem cerimónias para o assinalar ainda hoje, da China aos países da América do Sul. Em Portugal, uma tradição que ainda se mantém na zona de Bragança, dos caretos ou “festa dos rapazes”, é uma festa do solstício de inverno.

As festas pagãs que tradicionalmente se faziam para comemorar o solstício de inverno e honrar o sol terão, a partir do século IV, sido associadas ao Natal, uma festa cristã que assinala o nascimento de Jesus.

Com o Natal a aproximar-se, é o inverno que chega e que vai ficar por 89 dias, até ao próximo equinócio, da primavera.
 



























Sem comentários: