Lebução fica situada em lugar alto e aprazível, na margem esquerda do rio Calvo, entre montanhas onde o tempo guardou riquezas e mistérios. A 25km da sede do concelho, goza de um clima de montanha com invernos frios, verões quentes e de paisagens deslumbrantes.

É uma aldeia tradicionalmente vocacionada para a agricultura (centeio, batata, castanha e vinho) e para o comércio de largas tradições. Em tempos remotos, Lebução, foi o centro das transacções comerciais de uma enorme área circundante, que se efectuavam por troca directa de produtos.

Monumentalmente, a Igreja abraça, do alto das suas torres sineiras, todo o casario disposto em anfiteatro e chama os fiéis à oração. É obra da renascença, de muros altos e bem alinhados, construção de uma só nave. O retábulo do altar-mor, é de apreciável valor artístico, com colunas salomónicas e motivos ornamentais e simbólicos, realçando as arquivoltas que guarnecem a abóbada polícroma da tribuna.O Orago da freguesia é S. Nicolau, mas a principal referência religiosa desta terra é Nossa Senhora dos Remédios, que tem o seu dia no calendário religioso - 8 de Setembro.

Aqui, como em todo o Nordeste de Portugal, usa-se uma linguagem oral, um conjunto de termos e expressões que, pouco a pouco, se vão perdendo com a partida dos mais idosos.

A hospitalidade está presente nas vivências diárias, marcadas por um espírito de partilha e solidariedade. A porta das casas de Lebução está sempre aberta para receber, à boa maneira transmontana, "quem vier por bem".


A ideia deste Blogue, surgiu da necessidade de preservar a identidade desta comunidade, aproximando todos os Lebuçanenses da sua terra natal.

A feira do Folar de Valpaços

quarta-feira, 18 de março de 2015

Serrada da Velha _ uma tradição da Quaresma

                          ( Foto retirada da internet)




A Serração da Velha é uma antiga tradição popular, integrada nos rituais de passagem, ligada ao simbolismo da regeneração e renovação. A tradição tem lugar durante o Carnaval, numa Quarta- Feira, em algumas aldeias e vilas transmontanas.
Tradição de Trás-os-Montes, onde a sátira ocupa lugar de destaque, a "Serrada da Velha", um costume da quaresma onde os homens, através da sátira, dedicam "O momento" às mulheres mais idosas da aldeia, as avós. Trata-se de um cantar muito próprio que nem todos sabem interpretar.
Em algumas localidades é uma boneca em forma de velha que é carregada para o local onde vai ser serrada. Um grupo de rapazes levando chocalhos de vacas fazem uma grande algazarra à frente da casa das mulheres mais velhas do local até que lhes seja dado uma velha de palha que eles depois enfiam em paus e vão queimar fora da aldeia.

Ernesto Veiga de Oliveira em festividades Cíclicas em Portugal, diz:" Na Zona Sul do ocidente Europeu, na Itália, França, Espanha e Portugal existe um costume que se realiza a meio da Quaresma e é conhecido pelo nome de "Serra da Velha".
"A Serra da Velha" é uma tradição que já vem de há muito tempo, sendo uma das tradições mais antigas. Durante a noite juntam-se os rapazes em grupos e por volta da meia noite começa a grande algazarra.
Isto é realizado numa quarta-feira da Quaresma e serram-se aquelas mulheres de idade relativamente avançadas e solteiras, e atribuem-se-lhes os respectivos "dotes".
A tradição consiste em percorrer a aldeia em cortejo, parando à porta das "velhas a serrar". Chegando aí cantam em tom fúnebre, através de um embude, uma espécie de funil em tamanho grande e dizem:
E segue-se a animadíssima "algazarra" pelas ruas da aldeia para casa de outra "velha" onde se repete tudo.

O Abade Baçal na obra Memórias Arqueológico-históricas refere-se à "Serra da Velha" do seguinte modo:
"Estamos no meio da Quaresma
já a páscoa vai chegando
uns dizem serra-se a velha
os outros a velha seja serrada"
Também encontramos uma pequena descrição da "Serra da Velha" no livro" Raízes da nossa terra - Cancioneiro transmontano" editado pela delegação da Junta Central das Casas do Povo de Bragança.
Aí se diz: " no carnaval era hábito também serrar as velhas, com uma serra e um cortiço à porta das senhoras mais idosas e diziam:

"Serramos a tia Emília
por já ser muito velhinha
a madeira que ela dá
só serve para uma aduela"
E segue-se a animadíssima "algazarra" pelas ruas da aldeia para casa de outra "velha".

Em Lebução esta tradição da serrada da velha, assumia outros contornos, mas há muitos anos que caíu em desuso. Consistia, também, em fazer uma grande algazarra, com chocalhos e outros objectos, à porta de todas as mulheres que já eram avós.
Acontecia, também, a meio da Quaresma, numa Quarta-Feira, mas nem sempre era pacífica, porque nem todas as mulheres gostavam de ser serradas.




































Sem comentários: