Lebução fica situada em lugar alto e aprazível, na margem esquerda do rio Calvo, entre montanhas onde o tempo guardou riquezas e mistérios. A 25km da sede do concelho, goza de um clima de montanha com invernos frios, verões quentes e de paisagens deslumbrantes.

É uma aldeia tradicionalmente vocacionada para a agricultura (centeio, batata, castanha e vinho) e para o comércio de largas tradições. Em tempos remotos, Lebução, foi o centro das transacções comerciais de uma enorme área circundante, que se efectuavam por troca directa de produtos.

Monumentalmente, a Igreja abraça, do alto das suas torres sineiras, todo o casario disposto em anfiteatro e chama os fiéis à oração. É obra da renascença, de muros altos e bem alinhados, construção de uma só nave. O retábulo do altar-mor, é de apreciável valor artístico, com colunas salomónicas e motivos ornamentais e simbólicos, realçando as arquivoltas que guarnecem a abóbada polícroma da tribuna.O Orago da freguesia é S. Nicolau, mas a principal referência religiosa desta terra é Nossa Senhora dos Remédios, que tem o seu dia no calendário religioso - 8 de Setembro.

Aqui, como em todo o Nordeste de Portugal, usa-se uma linguagem oral, um conjunto de termos e expressões que, pouco a pouco, se vão perdendo com a partida dos mais idosos.

A hospitalidade está presente nas vivências diárias, marcadas por um espírito de partilha e solidariedade. A porta das casas de Lebução está sempre aberta para receber, à boa maneira transmontana, "quem vier por bem".


A ideia deste Blogue, surgiu da necessidade de preservar a identidade desta comunidade, aproximando todos os Lebuçanenses da sua terra natal.

A feira do Folar de Valpaços

terça-feira, 21 de abril de 2015

Lampedusa _ a ilha da esperança



Na esperança de uma vida melhor, milhares de imigrantes ilegais aportam na ilha italiana.


Nos últimos dias, Lampedusa, localizada ao sul da Itália, recebeu um fluxo excepcional de imigrantes da Tunísia. Mas, todos os anos, milhares de imigrantes ilegais provenientes de vários países do Mediterrâneo partem em direcção à ilha italiana.



"A Europa está a braços com um mega problema. Aos milhares, os desesperados da terra africana e de outras paragens massacradas pela guerra e pela intolerância, arriscam a vida em busca da segurança no Velho Continente. A Europa, à deriva e sem uma liderança capaz, não sabe o que fazer ou, se sabe, não sabe como fazê -lo. Provavelmente a dimensão do problema transcende a capacidade europeia para o resolver. O mais certo é convocarem os Americanos outra vez. Os Americanos e uma boa parte do mundo. Ou a parte boa do mundo, se preferirem. Um problema como este que bate às portas da Europa, como facilmente se compreenderá, só se pode resolver a montante. Tem que ser lá, em África e nos outros lugares de onde partem os desesperados que se encontra a solução e se evita a catástrofe anunciada. Uma tarefa difícil. A corrupção endémica, os interesses instalados e a própria natureza do problema hão-de torná - lá quase impossível."
Texto de Paulo Amado













































Sem comentários: