Lebução fica situada em lugar alto e aprazível, na margem esquerda do rio Calvo, entre montanhas onde o tempo guardou riquezas e mistérios. A 25km da sede do concelho, goza de um clima de montanha com invernos frios, verões quentes e de paisagens deslumbrantes.

É uma aldeia tradicionalmente vocacionada para a agricultura (centeio, batata, castanha e vinho) e para o comércio de largas tradições. Em tempos remotos, Lebução, foi o centro das transacções comerciais de uma enorme área circundante, que se efectuavam por troca directa de produtos.

Monumentalmente, a Igreja abraça, do alto das suas torres sineiras, todo o casario disposto em anfiteatro e chama os fiéis à oração. É obra da renascença, de muros altos e bem alinhados, construção de uma só nave. O retábulo do altar-mor, é de apreciável valor artístico, com colunas salomónicas e motivos ornamentais e simbólicos, realçando as arquivoltas que guarnecem a abóbada polícroma da tribuna.O Orago da freguesia é S. Nicolau, mas a principal referência religiosa desta terra é Nossa Senhora dos Remédios, que tem o seu dia no calendário religioso - 8 de Setembro.

Aqui, como em todo o Nordeste de Portugal, usa-se uma linguagem oral, um conjunto de termos e expressões que, pouco a pouco, se vão perdendo com a partida dos mais idosos.

A hospitalidade está presente nas vivências diárias, marcadas por um espírito de partilha e solidariedade. A porta das casas de Lebução está sempre aberta para receber, à boa maneira transmontana, "quem vier por bem".


A ideia deste Blogue, surgiu da necessidade de preservar a identidade desta comunidade, aproximando todos os Lebuçanenses da sua terra natal.

A feira do Folar de Valpaços

quinta-feira, 18 de junho de 2015

Inauguração da casa do meu primo Zé Tavares



O meu primo Zé Tavares, Armando José Tavares, incumbiu-me de uma missão, uma grata missão, que me deixa imensamente feliz. Num acto de generosidade sem par, Zé Tavares, convida toda a população da Freguesia de Lebução, para a inauguração da sua casa, em Lebução, o que acontecerá no dia 04 de Julho deste ano. Vai ser uma festa, como a nossa terra nunca viu ...

Zé Tavares é natural de Lebução mas ainda novo rumou aos Estados Unidos da América, onde construiu família e uma grande obra. Tornou-se, a custo de muito trabalho, um empresário de sucesso ligado ao sector da construção civil. Tem várias empresas ligadas à construção civil, onde trabalham 150 empregados, sendo a "Ta vares Concrete" a de maior destaque. 

Esta casa, a sua casa, que no dia 04 de Julho vai inaugurar, depois de restaurada e ampliada, à qual o Zé, está afectivamente muito ligado desde criança, pois foi nela que o Zé viu, pela primeira vez, a luz do dia

































3 comentários:

Anónimo disse...


O tinto é à borla?

Isto faz-me lembrar a série: «Bem-Vindos a Beirais».

Já agora, este blog é da autoria da D. Olga ou dos primos Quim e Moisés da agência funerária?

Quando inaugurarem um xafariz novo, com a presença da Banda da GNR, publique aqui, ok?


Graça Gomes disse...

O mal da inveja é terrível, anónimo...

Anónimo disse...

uma festa luso-americana en Lebucao neste dia de festa national nos Estados Unidos
Sen estar presente acho bem para a nossa terra este typo de evento
Welcome to our home Mister Tavares and thank you so much for all

Jean François Fonseca