Lebução fica situada em lugar alto e aprazível, na margem esquerda do rio Calvo, entre montanhas onde o tempo guardou riquezas e mistérios. A 25km da sede do concelho, goza de um clima de montanha com invernos frios, verões quentes e de paisagens deslumbrantes.

É uma aldeia tradicionalmente vocacionada para a agricultura (centeio, batata, castanha e vinho) e para o comércio de largas tradições. Em tempos remotos, Lebução, foi o centro das transacções comerciais de uma enorme área circundante, que se efectuavam por troca directa de produtos.

Monumentalmente, a Igreja abraça, do alto das suas torres sineiras, todo o casario disposto em anfiteatro e chama os fiéis à oração. É obra da renascença, de muros altos e bem alinhados, construção de uma só nave. O retábulo do altar-mor, é de apreciável valor artístico, com colunas salomónicas e motivos ornamentais e simbólicos, realçando as arquivoltas que guarnecem a abóbada polícroma da tribuna.O Orago da freguesia é S. Nicolau, mas a principal referência religiosa desta terra é Nossa Senhora dos Remédios, que tem o seu dia no calendário religioso - 8 de Setembro.

Aqui, como em todo o Nordeste de Portugal, usa-se uma linguagem oral, um conjunto de termos e expressões que, pouco a pouco, se vão perdendo com a partida dos mais idosos.

A hospitalidade está presente nas vivências diárias, marcadas por um espírito de partilha e solidariedade. A porta das casas de Lebução está sempre aberta para receber, à boa maneira transmontana, "quem vier por bem".


A ideia deste Blogue, surgiu da necessidade de preservar a identidade desta comunidade, aproximando todos os Lebuçanenses da sua terra natal.

A feira do Folar de Valpaços

terça-feira, 31 de maio de 2016

O cardo mariano é uma planta medicinal, também conhecida como cardo de santa maria, cardo leiteiro, cardo santo, cardo branco



O cardo mariano, de nome científico Silybum marianum, é uma planta medicinal também conhecida como cardo-de-santa-maria, cardo-leiteiro, cardo-santo, cardo-branco e outras denominações. Pertencente à família das Asteraceae, esta planta é nativa da Europa e da Ásia, mas foi naturalizada nas Américas do Norte e do Sul.
As propriedades medicinais e os benefícios proporcionados pelo cardo mariano são reconhecidos há mais de 2.000 anos. Existem registros datados do século I que indicam a utilização desta planta pelos romanos, como um agente protetor do fígado. Registros médicos datados dos séculos XVIII e XIX também citam o cardo mariano no tratamento de males. A seguir, saiba mais a respeito das propriedades medicinais e dos benefícios proporcionados por esta planta.

Os benefícios e as indicações de uso
O chá de cardo mariano é indicado para tratar casos de hepatite viral aguda e crônica, cálculos biliares, dispepsia, dor de barriga, cirrose causada pelo álcool e colesterol elevado. Além disso, esta planta tem a fama de ser um remédio para estados depressivos.
O cardo mariano ajuda a manter o fígado saudável e pode ser utilizado sempre que este órgão esteja sob tensão, o que é geralmente visível pelo elevado número de enzimas hepáticas.

Como utilizar o cardo mariano?

A planta pode ser utilizada de várias maneiras, servindo a diversas finalidades. Confira a seguir:
Chá das folhas: Evita o enjoo se ingerido 8 dias antes de uma viagem;
Decocção: Ferva duas colheres de sopa de folhas do cardo mariano junto a ½ litro de água, durante 5 minutos. Beba em pequenos goles. Esta decocção favorece a digestão de alimentos ricos em gordura.
Tintura das sementes: A tintura das sementes do cardo mariano são usadas para tratar males da uretra, do útero e hemorróidas.









































Sem comentários: