Lebução fica situada em lugar alto e aprazível, na margem esquerda do rio Calvo, entre montanhas onde o tempo guardou riquezas e mistérios. A 25km da sede do concelho, goza de um clima de montanha com invernos frios, verões quentes e de paisagens deslumbrantes.

É uma aldeia tradicionalmente vocacionada para a agricultura (centeio, batata, castanha e vinho) e para o comércio de largas tradições. Em tempos remotos, Lebução, foi o centro das transacções comerciais de uma enorme área circundante, que se efectuavam por troca directa de produtos.

Monumentalmente, a Igreja abraça, do alto das suas torres sineiras, todo o casario disposto em anfiteatro e chama os fiéis à oração. É obra da renascença, de muros altos e bem alinhados, construção de uma só nave. O retábulo do altar-mor, é de apreciável valor artístico, com colunas salomónicas e motivos ornamentais e simbólicos, realçando as arquivoltas que guarnecem a abóbada polícroma da tribuna.O Orago da freguesia é S. Nicolau, mas a principal referência religiosa desta terra é Nossa Senhora dos Remédios, que tem o seu dia no calendário religioso - 8 de Setembro.

Aqui, como em todo o Nordeste de Portugal, usa-se uma linguagem oral, um conjunto de termos e expressões que, pouco a pouco, se vão perdendo com a partida dos mais idosos.

A hospitalidade está presente nas vivências diárias, marcadas por um espírito de partilha e solidariedade. A porta das casas de Lebução está sempre aberta para receber, à boa maneira transmontana, "quem vier por bem".


A ideia deste Blogue, surgiu da necessidade de preservar a identidade desta comunidade, aproximando todos os Lebuçanenses da sua terra natal.

A feira do Folar de Valpaços

domingo, 19 de junho de 2016

As cegonhas são aves que têm hábitos migratórios



As cegonhas são aves que têm hábitos migratórios; elas integram a família Ciconiidae e a Ordem dos Ciconiformes. Têm grande porte, entre 95 e 105 cm de extensão, 1 metro de altura e 3 kg de peso. 

Elas também são notadas pela graça de seu voo e pelas sonoridades vocais com que se exprimem, dado que este animal é desprovido de faringe. As cegonhas produzem sons originais ao dar pequenas pancadas com os bicos, acção que se denomina gloterar.

Esta ave acasala com um único parceiro. Sua refeição é estruturada à base de minúsculos vertebrados, como rãs, cobras, cigarras, insectos, minhocas, peixes e mamíferos de pequena envergadura. Seu meio ambiente típico é bem diversificado, embora esteja sempre localizado próximo a superfícies líquidas, pois a cegonha é um animal aquático.

Geralmente ela é encontrada em regiões vastas, à beira de lagos, lagoas, pântanos, planícies e outros espaços húmidos. Normalmente a ave permanece no continente africano durante o Inverno e migra para a Europa quando tem início a Primavera. Em países como Portugal, seus ninhos estão diminuindo, pois o casal de cegonhas tem se deparado com seu refúgio aniquilado quando retorna. Quando isso ocorre a tendência é o par não reproduzir neste momento e, muitas vezes, não regressar no próximo ano.
A cegonha edificava seu refúgio no topo dos negrilhos ou ulmeiros, árvores típicas do continente europeu; com a destruição destes arbustos, as aves têm escolhido torres, como, por exemplo, velhas chaminés de fábricas, postes de fios telefónicos ou outras construções humanas, para a construção de seus ninhos.
As crias das cegonhas deixam a casca do ovo durante a Primavera. Nos dias tempestuosos estas aves estendem as asas sobre seus filhotes para preservá-los do mau tempo, pois os pequenos, repletos de penugens, não sabem se defender.
Fonte: Internet












































Sem comentários: