Lebução fica situada em lugar alto e aprazível, na margem esquerda do rio Calvo, entre montanhas onde o tempo guardou riquezas e mistérios. A 25km da sede do concelho, goza de um clima de montanha com invernos frios, verões quentes e de paisagens deslumbrantes.

É uma aldeia tradicionalmente vocacionada para a agricultura (centeio, batata, castanha e vinho) e para o comércio de largas tradições. Em tempos remotos, Lebução, foi o centro das transacções comerciais de uma enorme área circundante, que se efectuavam por troca directa de produtos.

Monumentalmente, a Igreja abraça, do alto das suas torres sineiras, todo o casario disposto em anfiteatro e chama os fiéis à oração. É obra da renascença, de muros altos e bem alinhados, construção de uma só nave. O retábulo do altar-mor, é de apreciável valor artístico, com colunas salomónicas e motivos ornamentais e simbólicos, realçando as arquivoltas que guarnecem a abóbada polícroma da tribuna.O Orago da freguesia é S. Nicolau, mas a principal referência religiosa desta terra é Nossa Senhora dos Remédios, que tem o seu dia no calendário religioso - 8 de Setembro.

Aqui, como em todo o Nordeste de Portugal, usa-se uma linguagem oral, um conjunto de termos e expressões que, pouco a pouco, se vão perdendo com a partida dos mais idosos.

A hospitalidade está presente nas vivências diárias, marcadas por um espírito de partilha e solidariedade. A porta das casas de Lebução está sempre aberta para receber, à boa maneira transmontana, "quem vier por bem".


A ideia deste Blogue, surgiu da necessidade de preservar a identidade desta comunidade, aproximando todos os Lebuçanenses da sua terra natal.

A feira do Folar de Valpaços

segunda-feira, 15 de agosto de 2016

A Igreja Católica assinala esta segunda-feira a solenidade litúrgica da Assunção de Maria



A Igreja Católica assinala esta segunda-feira a solenidade litúrgica da Assunção de Maria, uma festa que “tem origem quase nos inícios da Igreja”, diz o padre Luís Manuel Pereira da Silva, da Sé de Lisboa.

“O povo cristão sempre acreditou que aquela que gerou e trouxe no seio o Salvador do mundo foi assunta, isto é, elevada à glória de Deus em corpo e alma. E aí hoje está intercedendo pela Igreja e pelo mundo”, explica.

O sacerdote acrescenta que “esta solenidade, ao mesmo tempo que nos faz meditar este mistério da nossa fé, ajuda-nos a olhar um pouco mais além do tempo e da história, para que cada um de nós se recorde que aquilo que em Maria foi realizado, é aquilo que Deus tem preparado para todos nós: a vida eterna, a ressurreição final, a vida feliz no Mistério de Deus, onde Deus será tudo em todos”.

Esta é uma festa profundamente enraizada na história religiosa e cultural do país. É uma festa que “tem um grande impacto, é extensa, pois muitas das nossas paróquias, vilas, cidades e aldeias têm por invocação Nossa Senhora da Assunção. E por isso, é um dia de grande festa em todo o Portugal”, afirma ainda o padre Luís Manuel Pereira da Silva.

Fonte: Renascença













































Sem comentários: