Lebução fica situada em lugar alto e aprazível, na margem esquerda do rio Calvo, entre montanhas onde o tempo guardou riquezas e mistérios. A 25km da sede do concelho, goza de um clima de montanha com invernos frios, verões quentes e de paisagens deslumbrantes.

É uma aldeia tradicionalmente vocacionada para a agricultura (centeio, batata, castanha e vinho) e para o comércio de largas tradições. Em tempos remotos, Lebução, foi o centro das transacções comerciais de uma enorme área circundante, que se efectuavam por troca directa de produtos.

Monumentalmente, a Igreja abraça, do alto das suas torres sineiras, todo o casario disposto em anfiteatro e chama os fiéis à oração. É obra da renascença, de muros altos e bem alinhados, construção de uma só nave. O retábulo do altar-mor, é de apreciável valor artístico, com colunas salomónicas e motivos ornamentais e simbólicos, realçando as arquivoltas que guarnecem a abóbada polícroma da tribuna.O Orago da freguesia é S. Nicolau, mas a principal referência religiosa desta terra é Nossa Senhora dos Remédios, que tem o seu dia no calendário religioso - 8 de Setembro.

Aqui, como em todo o Nordeste de Portugal, usa-se uma linguagem oral, um conjunto de termos e expressões que, pouco a pouco, se vão perdendo com a partida dos mais idosos.

A hospitalidade está presente nas vivências diárias, marcadas por um espírito de partilha e solidariedade. A porta das casas de Lebução está sempre aberta para receber, à boa maneira transmontana, "quem vier por bem".


A ideia deste Blogue, surgiu da necessidade de preservar a identidade desta comunidade, aproximando todos os Lebuçanenses da sua terra natal.

A feira do Folar de Valpaços

segunda-feira, 12 de setembro de 2016

A Festa já passou





Todos sabemos que a história das localidades se constrói com as suas gentes, as suas vivências, onde destacamos os usos, costumes e tradições – conjunto de conhecimentos populares, que identificam determinada comunidade. Resultam de tradições herdadas dos antepassados, perpetuadas no tempo, e transmitidas de geração em geração numa corrente sem fim.
Este preâmbulo é, obviamente, para falar da Festa de Nossa Senhora dos Remédios, uma das tradições que o povo de Lebução soube preservar ao longo dos tempos. Porque entramos na semana depois da festa, esta postagem é dedicada a Nossa Senhora dos Remédios, uma das muitas invocações de Maria, mãe de Jesus.
Falei com várias pessoas, de idade avançada, da minha terra e todas são unânimes em afirmar que a Festa de Nossa Senhora dos Remédios, realizada, todos os anos, no segundo Domingo de Setembro, se perde na noite dos tempos, havendo quem afirme que a sua origem é anterior à festa do Concelho, em honra de Nossa Senhora da Saúde. 
Hoje em dia, com poucas certezas acerca da sobrevivência de certas comunidades rurais, vamos valorizar e preservar o que é nosso, o que nos identifica como povo, o que é genuíno, em suma, vamos valorizar a nossa cultura popular.E foi assim, com a tradição sempre presente, que realizámos a Festa de Nossa Senhora dos Remédios, a Santa da nossa devoção, no dia que tradicionalmente foi determinado, segundo Domingo de Setembro. E esta Festa, valorizando, como sempre, a componente religiosa, foi uma honra para o povo e uma glória para a Virgem.














































Sem comentários: