Lebução fica situada em lugar alto e aprazível, na margem esquerda do rio Calvo, entre montanhas onde o tempo guardou riquezas e mistérios. A 25km da sede do concelho, goza de um clima de montanha com invernos frios, verões quentes e de paisagens deslumbrantes.

É uma aldeia tradicionalmente vocacionada para a agricultura (centeio, batata, castanha e vinho) e para o comércio de largas tradições. Em tempos remotos, Lebução, foi o centro das transacções comerciais de uma enorme área circundante, que se efectuavam por troca directa de produtos.

Monumentalmente, a Igreja abraça, do alto das suas torres sineiras, todo o casario disposto em anfiteatro e chama os fiéis à oração. É obra da renascença, de muros altos e bem alinhados, construção de uma só nave. O retábulo do altar-mor, é de apreciável valor artístico, com colunas salomónicas e motivos ornamentais e simbólicos, realçando as arquivoltas que guarnecem a abóbada polícroma da tribuna.O Orago da freguesia é S. Nicolau, mas a principal referência religiosa desta terra é Nossa Senhora dos Remédios, que tem o seu dia no calendário religioso - 8 de Setembro.

Aqui, como em todo o Nordeste de Portugal, usa-se uma linguagem oral, um conjunto de termos e expressões que, pouco a pouco, se vão perdendo com a partida dos mais idosos.

A hospitalidade está presente nas vivências diárias, marcadas por um espírito de partilha e solidariedade. A porta das casas de Lebução está sempre aberta para receber, à boa maneira transmontana, "quem vier por bem".


A ideia deste Blogue, surgiu da necessidade de preservar a identidade desta comunidade, aproximando todos os Lebuçanenses da sua terra natal.

A feira do Folar de Valpaços

segunda-feira, 24 de outubro de 2016

Salsa _ planta aromática e medicinal



Além de ser uma erva aromática de uso bastante comum em diferentes receitas de cozinha, apreciada por chefes importantes em todo o mundo, também pode ser usada de maneira medicinal.
Dentre os usos medicinais podemos citar como remédio natural para purificar os rins, simplesmente porque essa planta exibe grande capacidade diurética, que acaba por estimular a função renal, facilitando a eliminação de líquido do organismo. Também é utilizada para tratar e melhorar a hipertensão e a osteoporose.
A salsa contém minerais tais como, cálcio, ferro, fósforo e enxofre. Devido a esse teor em ferro é recomendada a pessoas que sofrem de anemia e/ou anorexia, e aquelas que apresentam fraqueza, fadiga ou cansaço físico. Pode ser consumida crua em saladas, ou tomada em forma de infusão.
Como dito anteriormente, é rica em cálcio e por essa razão eficaz no combate à osteoporose, seu consumo é recomendado a crianças e atletas para fortalecer os ossos, já que essas pessoas são submetidas a esforços maiores.

Além do mais, a salsa também ajuda na digestão, é recomendado tomar uma xícara da infusão de salsa antes das refeições, assim teremos melhor digestão, evitando espasmos intestinais, digestão lenta e prisão de ventre.

Outro factor importante é que ajuda a desinflamar regiões e actua como anestésico: colocando emplastos de salsa moída é possível adormecer a região dorida ou machucada.
Fonte: Melhor com Saúde














































Sem comentários: