Lebução fica situada em lugar alto e aprazível, na margem esquerda do rio Calvo, entre montanhas onde o tempo guardou riquezas e mistérios. A 25km da sede do concelho, goza de um clima de montanha com invernos frios, verões quentes e de paisagens deslumbrantes.

É uma aldeia tradicionalmente vocacionada para a agricultura (centeio, batata, castanha e vinho) e para o comércio de largas tradições. Em tempos remotos, Lebução, foi o centro das transacções comerciais de uma enorme área circundante, que se efectuavam por troca directa de produtos.

Monumentalmente, a Igreja abraça, do alto das suas torres sineiras, todo o casario disposto em anfiteatro e chama os fiéis à oração. É obra da renascença, de muros altos e bem alinhados, construção de uma só nave. O retábulo do altar-mor, é de apreciável valor artístico, com colunas salomónicas e motivos ornamentais e simbólicos, realçando as arquivoltas que guarnecem a abóbada polícroma da tribuna.O Orago da freguesia é S. Nicolau, mas a principal referência religiosa desta terra é Nossa Senhora dos Remédios, que tem o seu dia no calendário religioso - 8 de Setembro.

Aqui, como em todo o Nordeste de Portugal, usa-se uma linguagem oral, um conjunto de termos e expressões que, pouco a pouco, se vão perdendo com a partida dos mais idosos.

A hospitalidade está presente nas vivências diárias, marcadas por um espírito de partilha e solidariedade. A porta das casas de Lebução está sempre aberta para receber, à boa maneira transmontana, "quem vier por bem".


A ideia deste Blogue, surgiu da necessidade de preservar a identidade desta comunidade, aproximando todos os Lebuçanenses da sua terra natal.

A feira do Folar de Valpaços

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

O Folar de Valpaços está certificado



O Autarca de Valpaços, aquando da sua tomada de posse, assumiu a certificação do Folar de Valpaços como uma prioridade, face à importância deste produto de valor acrescentado e aos anos que este processo estava a ser tratado não se registando avanços significativos no processo.
Segundo o Edil, em Outubro de 2013, num documento publicado pela DGADR (Direção – Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural) o Folar de Valpaços não constava nos nomes em processo de registo como DOP/IGP/ETG (fase nacional).
Foram dois longos anos de pesquisa e de trabalho em parceria com a COOPAÇOS, na composição deste processo junto da DRAPN (Direção Geral de Agricultura e Pescas do Norte).
Dia 10 de agosto de 2015 e após análise da DGADR, vimos finalmente o reconhecimento do nosso processo, com a publicação em Diário da República (Aviso nº 8685/2015) onde esteve trinta dias em consulta pública.
Dia 18 de outubro de 2016, o nosso processo depois de analisado na EU, conheceu uma nova etapa, com a publicação no Jornal Oficial da União Europeia, onde esteve traduzido em todas as línguas oficiais da UE, 3 meses em consulta pública e onde não foi apresentado nenhum ato de oposição à Comissão, relativo ao nosso processo.
Neste processo, não quisemos que o Folar de Valpaços IGP, fosse unicamente mais um produto certificado, por esse motivo incluímos outras formas de acondicionamento e outras formas de comercialização, assim, quisemos inovar e incluímos a possibilidade do folar de Valpaços ser comercializado pré-congelado e ultracongelado cozido ou não cozido. Incluindo estas formas de acondicionamento, estamos a salvaguardar a possibilidade de exportar Folar de Valpaços IGP para qualquer parte do mundo, referiu o Presidente do Município de Valpaços, Amílcar Almeida.
Com a publicação do Regulamento de Execução relativo à inscrição da denominação “Folar de Valpaços (IGP)” é o 138.º a receber proteção do sistema de qualificação da União Europeia (UE).
O culminar deste processo, é o reconhecimento público do Folar de Valpaços, do trabalho e empenho da autarquia e da Secção de Produtos de Qualidade da Cooperativa Agrícola de Valpaços, dos produtores de Folar de Valpaços, da população em geral pela preservação do “saber-fazer”, uma tradição histórica transmitida de geração em geração.
Por fim uma palavra de agradecimento pelo empenho e dedicação, ao Eurodeputado e Membro da Comissão do Desenvolvimento Regional, Dr. Fernando Ruas e ao Deputado Dr. Luís Leite Ramos, Embaixador da Valorização do Território. Um obrigado de todos os Valpacenses.

Fonte: Município de Valpaços















































Sem comentários: